Connect with us

MUNICÍPIOS

Picos e outras 15 cidades podem ter PPPs no abastecimento de água

Published

on

O presidente do Instituto de Águas do Piauí, Herbert Buenos Aires, informou ontem (28) durante encontro com prefeitos que em 15 cidades, o abastecimento de água e esgotamento sanitário pode ser repassado para parceiras público privadas (PPP). Atualmente, 157 municípios possuem contratos de concessão permitindo a Agespisa atuar no atendimento a população.

Entre os municípios que podem ter os serviços entregues a PPPs estão Floriano, Esperantina, União, José de Freitas, Pedro II, Picos, Guadalupe e outros. O encontro reuniu dezenas de prefeitos que na ocasião, reclamaram da prestação de serviços em seus municípios. Em Capitão de Campos, por exemplo, o prefeito Moisés Barbosa (PSD) informou que o contrato de concessão venceu em 2003 e a Agespisa é responsável por 20% da cobertura dos serviços no município.

“Não temos interesse em renovar. Porque nem os 20% que cabem a empresa prestam serviços de forma satisfatória”, diz o gestor. De acordo com Herbert Buenos Aires, uma comissão do Instituto de Água vai analisar a situação de cada município para encontrar possíveis soluções. Pelos números que temos, é possível que em 15 cidades o atendimento melhore ou com o Instituto de Águas, ou com PPPs. “Nos outros 142 municípios, acreditamos que a autarquia (Instituto) possa resolver”, explica.

Buenos Aires explicou ainda que o Instituto pode resolver o problema dos investimentos no interior do Estado, porque ao contrário da Agespisa, o novo órgão tem condições de captar recursos junto a entidades nacionais e internacionais, além de pagar uma menor carga de tributos. “Ainda tem a questão de pessoal, hoje falam nos direitos dos servidores da Agespisa, esses direitos serão garantidos, mas estamos querendo garantir ainda o direito do cidadão de ter acesso a água e a coleta de esgoto”, afirmou o gestor.

Por: João Magalhães- Jornal O Dia

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS