Simões

SIMÕES | Multidão participa de procissão com imagem de São Simão; veja fotos

Published

on

Esta quarta-feira (28), na cidade de Simões, foi dia de alimentar a fé, agradecer pelas graças alcançadas e renovar os votos a São Simão. Pela manhã, centenas de devotos participaram da missa solene da festa do padroeiro, presidida pelo bispo da Diocese de Picos, dom Plínio José.

VEJA MAIS: Dom Plínio celebra missa solene da festa de São Simão com igreja lotada

À tarde, em uma grande manifestação de fé e devoção, uma multidão ainda maior tomou as ruas da cidade participou da tradicional procissão com a imagem de São Simão.  Autoridades do município estiveram presentes, dentre as quais, o prefeito Francisco Dogizete (Doge) e a primeira dama  Edilene Lima, o secretário de Administração, Edilberto Carvalho, e a secretária de Saúde, Claudeir Feitosa.

A 85ª festa de São Simão encerrou no início da noite, com o retorno da imagem à Igreja Matriz, onde o padre Miguel Feitosa, pároco local, realizou o rito de bênção e exposição solene do Santíssimo Sacramento, momento de forte religiosidade.

Ao término, o padre Miguel fez um breve pronunciamento onde agradeceu a todos pela colaboração e pela participação ao longo do festejo. Em entrevista, o sacerdote fez uma avaliação positiva, destacando, sobretudo, a participação da comunidade católica em toda a programação. “Esse ano a participação foi maior e melhor. Pudemos perceber que as pessoas se doaram para que esse festejo acontecesse. Se doaram de todas as formas, na parte religiosa, na parte social e contribuição voluntária. Foi tudo diferente”, disse.

Perguntado se os objetivos foram alcançados, o padre Miguel afirmou que a semente foi plantada. “As nove noites de novena e a solenidade da festa são preparativos. A partir de hoje, até a próxima festa, nós vamos iniciar uma nova etapa, a de vivencia de tudo o que foi refletido. Com certeza a semente plantada no festejo dará bons frutos”.

O pároco afirmou que a Paróquia de Simões tem crescido e se fortalecido cada dia mais. Dentre outros pontos, destacou a Criação do Grupo Esperança Viva, o crescimento do Grupo de Acólitos, ampliando de 18 para 69 integrantes, do Apostolado da Oração, com 12 novos membros, além dos grupos do Terço dos Homens e Ministros Extraordinários da Comunhão. “Tivemos a graça de nesse ano recebermos novos irmãos que estavam professando uma outra fé e vieram professar com a gente. Um número bem significativo, uma família por inteira que veio conosco professar a nossa fé. Isso é muito bom”, disse.

O festejo de São Simão é uma tradição religiosa iniciada há 85 anos, antes mesmo da emancipação política do município. Anualmente, durante dez dias, a comunidade católica de movimenta em torno da fé e devoção ao padroeiro. São missas, orações e momentos de confraternização social entre as famílias. O festejo deste ano refletiu a temática “Da justiça de cada um, nasce a paz de todos”.

Veja mais fotos:

 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile