POLÍTICA

Georgiano Neto foi o deputado que mais apresentou requerimento na Alepi no primeiro simestre

Published

on

A Assembleia Legislativa do Piauí divulgou nesta segunda-feira (27/07) o balanço das atividades do primeiro semestre de 2015. Quem faz uma leitura geral do balanço considera positivo o início do ano com a apresentação de um total de 709 tipos de matérias entre requerimentos, projetos e PECs.

 

Oito deputados terminaram o semestre sem apresentar projeto Foto: Ascom/Alepi

Porém, uma análise individual do trabalho de cada deputado, em levantamento feito pela reportagem do O Olho, apresenta alguns números bem inferiores ao esperado pelos eleitores. Dos 30 deputados, oito terminaram o semestres sem apresentar nenhum projeto de lei. Destes, cinco são suplentes que assumiram o posto no lugar dos deputados eleitos que deixaram a Casa para assumir pastas no governo do Estado.

De acordo com o balanço apresentado pela Assembleia, esse é o caso dos suplentes de deputados Belê Medeiros (PSB), que apresentou apenas 13 requerimentos; Cícero Magalhães (PT), com um requerimento e Francis Lopes (PRP), com 14 requerimentos. O deputado Joel Rodrigues (PTB) não apresentou projetos e se limitou a 33 requerimentos.

Os deputados titulares da vaga também estão entre os que deixaram de apresentar projetos. Esse é o caso dos deputados Edson Ferreira (PSD), que apresentou um requerimento; Gustavo Neiva, com um requerimento; Janaínna Marques (PTB), com oito requerimentos e Juliana Moraes Sousa, com oito requerimentos. Acesso o balanço aqui.

O deputado Georgiano Neto, no primeiro mandato, foi o recordista de requerimentos apresentados. Foram 74 nos seis primeiros meses do ano. Ele apresentou um Projeto de Lei Ordinária.

TOTAL DE MATÉRIAS APRESENTADAS:

MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO

Na eleição estadual de 2014, o piauiense elegeu 30 deputados estaduais, mas tem pago a conta para manter 40 parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado. Esse número chegou a 40 com a convocação do 10º suplente. A mudança foi provocada por interferência do Poder Executivo na Casa.

O último suplente a ser convocado foi o ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton. Ele assumiu com a saída do deputado Fábio Novo (PT) para assumir a secretaria de Cultura.

AVALIAÇÃO DO PRESIDENTE
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), fez balanço dos números e considerou positiva a atuação do parlamento. “Os números foram bons. Os parlamentares acompanham as camadas da sociedade. Isso visa solucionar as questões através de discussões nas comissões técnicas ou através de audiência pública”, explicou.

BALANÇO INDIVIDUAL:

 

O Olho

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile