POLÍTICA

Lula é investigado por suposto tráfico de influência

Published

on

A Procuradoria da República do Distrito Federal decidiu converter um procedimento preliminar de investigação, em procedimento investigatório criminal, para investigar suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em tráfico de influência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com a medida, a procuradoria abre uma investigação formal contra o ex-presidente.

A Procuradoria já recebeu informações solicitadas ao Itamaraty e de outros órgãos sobre o caso. Segundo a assessoria, os dados são sigilosos.

Além da abertura de uma investigação, foi solicitado o compartilhamento de informações da Operação Lava-Jato.

Segundo a revista “Época”, Lula fez viagens ao exterior para Cuba, Angola e República Dominicana, bancadas pela Odebrecht. A revista diz que a construtora, que também está envolvida na Operaçao Lava-Jato, recebeu financiamentos do BNDES no valor de US$ 4,1 bilhões em países como Gana, República Dominicana, Venezuela e Cuba. Os financiamentos foram concedidos no governo Lula e também na gestão de Dilma Roussseff.

Ainda segundo a revista, o BNDES fechou o financiamento de ao menos US$ 1,6 bilhão para a Odebrecht logo após Lula visitar os presidentes de Gana e da República Dominicana. Esses encontros ocorreram já com Lula na qualidade de ex-presidente. A investigação do Ministério Público foi aberta há uma semana e tem Lula como o principal alvo.

Fonte: O Globo

 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile