Connect with us

POLÍTICA

No Piauí, ministros aplaudem estudantes, ressaltam avanços e alfinetam prefeito

Published

on

Os ministros e demais gestores federais que acompanharam a presidente Dilma Rousseff (PT) promoveram momentos distintos no evento Dialoga Brasil em Teresina (PI). Depois de discursos que ressaltaram avanços do governo federal, eles aplaudiram alunos da rede pública estadual do Piauí e até alfinetaram o prefeito da capital Firmino Filho (PSDB).

O secretário executivo do Ministério da educação, Luiz Cláudio Costa, elogiou a escola Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (PI). Os participantes do evento ficaram de pé para aplaudir.

Dilma interrompeu o secretário para avisar que vários medalhistas de olimpíadas estudantis estavam presentes no evento. Minutos depois, os alunos e professores foram chamados ao palco e cumprimentados pelos gestores presentes.

O silêncio do público enquanto os alunos subiam era o momento que o professor universitário Alexis Leite esperava. “Estão lembrando que as universidades federais estao em greve?” gritou. Todos ouviram, inclusive os políticos presentes.

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

Alexis Leite (de vermelho) gritou chamando a atenção para greve da UFPI
Discurso sobre avanços
Todos os ministros convocaram a população a acessar o site do Dialoga Brasil para diexarem suas opiniões. Mas antes, fizeram discursos exaltando avanços do governo federal no Piauí.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Miguel Rosseto abriu o encontro apresentando o Dialoga Brasil e ressaltando a importância da participação popular para tornar as políticas públicas cada vez melhores e mais eficientes.

Em seguida, a ministra Tereza Campelo, do Desenvolvimento Social, citou o Piauí como um dos estados com maior redução da pobreza no país. Ela lembrou que o estado tem cerca de 450 mil famílias assistidas pelo Bolsa Família, o que gera R$ 1 bilhão por ano nas contas dos beneficiários.

A secretária nacional de segurança pública, Regina Miki, anunciou que R$ 28,5 milhões foram investidos no Piauí, que teve uma queda de 11% na criminalidade. Ela citou a ação integrada dos governos para que o índice fosse alcançado.

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

Prefeito Firmino Filho presente no Dialoga Brasil
Saúde
O ministro da saúde, Arthur Chioro, ressaltou que é preciso admitir os problemas para se buscar soluções. “Se a gente simplesente disser que está tudo maravilhoso e tudo resolvido, nós não chegaremos onde precisamos chegar para que a população brasileira tenha uma saúde digna”, disse.

Autor do discurso de apresentação mais longo, Chioro alfinetou a prefeitura de Teresina em relação ao programa Mais Médicos. O ministro defendeu o programa e lembrou que as prefeituras não são obrigadas a aderirem. mas que a capital do Piauí não teria permanecido no programa por não aceitar médicos cubanos. Na plateia, o prefeito Firmino Filho (PSDB) ouviu tudo.

Por fim, Arthur Chioro fez um alerta em relação ao número de mortes no Piauí por acidentes de moto. A média chega a 19,8 mortes por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é 6 por 100 mil. Teresina, Picos, Parnaíba, Floriano, Uruçuí e Simplício Mendes estão entre as cidades com maior número de mortes em acidentes com motocicleta.

Propostas
Durante momento de participação no Dialoga Brasil, representantes de movimentos populares expuseram temas que consideram prioridade em suas comunidades e foram respondidos pelos ministros.

Maria Gorete Pereira da Silva, do município de Porto, levantou o tema do combate ao crack e a importância da presença de assistentes sociais junto à população. Destacou ainda a necessidade de ampliação do Bolsa Família e Mais Médicos.

A ministra do Desenvolvimento Social, Teresa Campelo, ressaltou a importância do trabalho interdisiciplinar entre os programas do governo federal e destacou o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“O mundo todo já contava com redes de assistência social e agora que temos algo assim, com a ação de capacitação do Suas. Quando fomos construir esse programa, pegamos o mapa da pobreza e vimos onde faltava médico e tinha gente mais carente. Foi lá que priorizamos. Tem gente que acha que quem está na rua pelo crack porque é pobre. O crack é que a levou para a miséria. Para combater, precisamos de uma equipe atuando em conjunto”, disse.

Questionada ainda sobre aspectos da formação de profissionais da segurança publica, visando a humanização dos agentes, a ministra citou a PEC do governo federal que propõe a garantia de direitos a presos ou investigados pela polícia.

Sobre a saúde, o ministro Arthur Chioro foi questionado sobre a expansão dos postos de saúde. Segundo ele, em resposta, o Brasil hoje alcançou um nível civilizatório em que não se admite, em uma sociedade democrática, a “perversidade” de deixar pessoas sem atendimento. Ele disse ainda que a Estratégia de Saúde da Família (ESF) soluciona a dependência das unidades de saúde.

“Falei mto de médicos, mas quero destacar a equipe como um todo, enfermeiros, técnicos, dentistas, que têm habilidades que estruturam um sistema que nunca tivemos e hoje vamos experimentar a potencia da ESF, que resolve no minimo 80% dos motivos que levam alguem a procurar o serviço de saúde”, declarou.

 

Cidade Verde

Continue Reading
Advertisement

Facebook

MAIS ACESSADAS