POLÍTICA

TRE contesta decisão do TSE que reduz número de comarcas no Piauí

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí contesta uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pretende reduzir o número de comarcas no estado. A primeira decisão do TSE envolvia 24 zonas eleitorais e iria atingir cerca de 160 mil eleitores no estado. Já a segunda decisão envolve apenas 11 zonas que terão os eleitores remanejados para outros colégios eleitorais.

De acordo com TSE, devem ser extintas as zonas das cidades de: Jerumenha, Canavieiras, Beneditinos, Manoel Emídio, Cristalândia, São Gonçalo do  Piauí, Santo Antônio dos Milagres, Francinópolis, Landri Sales, Porto Alegre do Piauí.

A intenção do TSE é reduzir os gastos com as eleições. Já para presidência do TRE-PI, esta mudança cria um transtorno para o eleitor. “Eu sou contra a extinção de qualquer zona eleitoral. Temos zona com cinco mil eleitores e com quase dois mil deficientes. Nós estariamos prejudicando estas pessoas”, afirmou o presidente.

A Associação do Magistrado do Piauí (Amapi) também é contra a resolução do TSE. Ela alerta que isso prejudicará as eleições de 2016.

“A justiça eleitoral vem mostrando que trabalha de forma eficiente e isso será comprometido porque sua capacidade será reduzida”, declarou Leonardo Trigueiro, presidente da Associação dos Magistrados do Piauí .

 

G1

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile