Connect with us

POLÍTICA

Vice admite crimes, assume vaga de prefeito morto e agora pode ser cassado em Bocaina

Published

on

Uma disputa entre um prefeito e o seu vice expôs crimes eleitorais no município de Bocaina. Tudo começou depois que Nivardo Silvino de Sousa, vice do então prefeito José Luiz de Barros, admitiu a prática de compra de votos, pagamento de passagens aéreas e uso da máquina pública para favorecimento na campanha eleitoral de 2012.

Os dois romperam a aliança e, por isso, o vice preferiu incriminar o prefeito. A questão é que José Luiz morreu vítima de um infarto no dia 9 de março, o que deu a Nivardo a possibilidade de assumir a administração municipal. Agora, ele é quem está passando por um processo de cassação, motivado pelas confissões feitas.

O caso chegou ao TRE e tem como relator o desembargador Edvaldo Moura. Ele deve avaliar ainda esta semana o recurso interposto por Nivardo, que agora quer ficar no cargo. A sentença determinando a cassação do novo prefeito foi do juiz de primeira instância, Sérgio Luiz Carvalho Fortes, da comarca de Bocaina. “Julgo extinto o processo em relação a José Luiz de Barros, devido ao seu falecimento, e julgo procedente a Investigação Judicial Eleitoral em relação a Nivardo Silvino de Sousa”, determinou o juiz.

O magistrado destacou em sua decisão que Nivardo confessou a prática de captação ilícita de votos, afirmando que houve a realização de benfeitorias em propriedade particulares com a utilização de máquinas e funcionários da prefeitura, doação de terrenos, cessão gratuita de prédio público, manipulação do programa bolsa família, coação de beneficiários de casas populares, uso de máquina pública para favorecimento da campanha eleitoral e, ainda, a doação de passagens aéreas para eleitores irem de São Paulo votar em Bocaina.

Diante dos fatos, o juiz determinou que Nivardo perdesse o mandato e a vaga fosse assumida pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Airton. O prefeito, no entanto, entrou com pedido de recurso e permanece no cargo até que a questão seja analisada pelo TRE.

O PortalODIA tentou falar com o prefeito por telefone, mas não conseguiu.

Fonte: Portal O Dia

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

MAIS ACESSADAS