Connect with us

Sem categoria

PMDB vai buscar novas filiações para também mostrar força

Published

on

O PMDB do Piauí não quer ficar olhando a paisagem enquanto outros partidos se reforcem. E, depois de ter atraído o senador Elmano Ferrer para a sigla, agora o comando do PMDB vai se movimentar para atrair novos filiados, dando indicações de que se reforça com vistas às eleições de 2018.

A reação do PMDB parece uma resposta clara ao movimento do PP e PSDB, que fazem ações sincronizadas. O PP faz festa, na segunda-feira, para receber seus novos filiados, o ex-prefeito Silvio Mendes, a primeira-dama de Teresina, Lucy Silveira, e o secretário Washington Bonfim. E o PSDB, que cede esses nomes ao PP, tenta atrair gente como João Vicente Claudino, Robert Rios e Janaína Marques.

Dentro do PMDB, a dor de cotovelo pode ser notada em comentários do tipo: “O Elmano, que ainda tem seis anos de mandato, vale mais que um filiado sem mandato”, conforme afirmou um parlamentar peemedebista, em alusão clara a Sílvio e Bonfim. Por via das dúvidas, o partido vai em busca de filiações novas. A primeira deve ser do prefeito de Luís Correia, Kim do Caranguejo. Kim é filiado ao PSB, embora seja um velho aliado do presidente da Assembleia, Themístocles Filho. De certa forma, já é da casa.

No partido, diz-se que a filiação de Kim é apenas a primeira. E que outras virão, talvez no estilo conta gota: uma filiação agora, outra no mês que vem, outra no mês seguinte, passando a ideia de adesões seqüenciadas, como se fosse um bolo que vai crescendo, crescendo.

Há um outro fator que anima o PMDB a buscar novas adesões: o não deseja perder em 2018 o papel que sempre teve – o de fiel da balança das eleições de 2018. Até a última semana, esse papel sempre foi atribuído ao PP, ou mais particularmente ao senador Ciro Nogueira. Os analistas sempre se apegaram à mesma imagem: para onde for Ciro, penderá a balança eleitoral.

O PMDB quer ser esse peso diferenciado. Mas para isso terá que atrair muito mais que um Kim. Meio silenciosamente, os peemedebistas asseguram que vão conseguir.

 

 

Cidade Verde

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

MAIS ACESSADAS