DESTAQUES

Escolas municipais comemoram o dia nacional do livro infantil e o dia do índio em Vila Nova

Publicado

em

O conto, a dramatização e a música marcaram o Dia Nacional do livro Infantil, bem como o Dia do índio comemorado nos dias 18 e 19 de abril, nas escolas Zacarias Manoel da Silva, no Povoado São João Batista, Creche Proinfância professor Osvaldo e Sabino Gomes de Lima, ambas na sede do Município de Vila Nova do Piauí. As atividades foram programadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que busca estimular cada vez mais cedo à prática da leitura nos alunos da rede municipal. E foi desenvolvida pelos professores das referidas escolas.

Para comemorar o dia nacional do Livro Infantil os pequenos expectadores cantaram, pularam, participaram e ouviram atentamente as Histórias infantis. Trabalhar a contação de história é convidar os ouvintes para adentrar no mundo da imaginação dos contos infantis. Para a SEMED, o conto prática educativa no cotidiano escolar desperta a imaginação, o gosto pela leitura, trabalha o lúdico, as relações pessoais, além das emoções.

Já para comemorar o dia do índio ocorreram várias ações dedicadas à valorização da cultura indígena. Um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

“Além da contação de estórias, os meninos se caracterizaram de índios e os professores de personagens do sitio do Pica Pau Amarelo, foi uma aula diferente para eles”. Comenta Eliene Luz, coordenadora da educação infantil.

 

Publicidade

Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

 

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943  pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Publicidade

 

 

 

VEJA FOTOS POR ESCOLAS:

Unidade Escolar Zacarias:

Publicidade

 

Creche Pro-infância Professor Osvaldo:

Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile