DESTAQUES

Fiéis celebram a 63ª festa de São Sebastião com procissão e missa em Sussuapara; fotos

Publicado

em

 “São Sebastião nos ajude a viver os pilares da vida cristã, pão e caridade” foi o tema do festejo de São Sebastião celebrado na cidade de Sussuapara desde o último dia 11. O encerramento da festa sagrada aconteceu nesta sexta-feira (20), data em que é celebrado oficialmente o santo padroeiro do município.

São 63 anos de festa sagrada em Sussuapara dedicada a memória do santo protetor contra a fome, a peste e a guerra.

Às 07h fiéis e devotos seguiram em procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade e logo após foi celebrada a missa solene na Igreja Católica. O templo ficou totalmente lotado de pessoas que foram agradecer a São Sebastião pelas graças alcançadas. A cerimônia foi presidida pelo padre Feitosa e teve acompanhamento musical do coral “Um canto à vida”.

Padre Feitosa deu exemplos e narrou parte da história de São Sebastião. Durante a homilia também explicou o significado de idolatria no tocante às imagens de santos. O sacerdote esclarece que a imagem é apenas um símbolo representante do sagrado e que a idolatria é configurada quando se coloca coisas ou pessoas com importância acima de Deus.

O padre fez recomendação e orientou que as pessoas devem deixar de fazer a vontade própria para fazer a vontade de Deus.

A força da fé

Na missa solene, houve depoimento e testemunho de fé de quem teve a prova da intercessão do santo padroeiro. Natural de Sussuapara e residente no bairro Ipueiras, em Picos, Sebastião Clementino contou como superou o medo de perder a perna após um acidente ocorrido no dia 11 de fevereiro de 2020.

Publicidade

Sebastião seguia em uma motocicleta quando foi atingido por um veículo no bairro Umari.

“Fui parando a moto e o cara bateu atrás. Cai longe, desmaiei, fiquei 32 horas no hospital regional em coma. Fui para Teresina e fiquei 62 dias. O médico disse antes, que tinha que amputar a perna por conta de um enfermidade no pé. Chorei muito e assim me apeguei com São Sebastião para que não acontecesse isso. Depois de muito conversa minha e choro, ele [São Sebastião] tocou no coração do médico que trouxe um profissional cirúrgico. Ele fez cirurgia e deu certo. Graças a Deus não precisou amputar”, contou.

Uma promessa

Como forma de retribuir o que o santo fez por sua saúde, Sebastião seguiu a pé de onde reside no bairro Ipueiras até o município de Sussuapara. Pernoitou na casa de um familiar e logo nas primeiras horas da manhã foi assistir a missa solene.

Aniversariantes

Quando alguém nasce no dia de um santo, muito pais e mães fazem homenagens e nomeiam seus filhos com o nome daquele santo. Durante a missa foi cantado parabéns para Sebastiana Ferreira, Sebastiana Isabel, Solimar e Sebastião Carlos que são aniversariantes do dia, nascidos em 20 de janeiro.

Como exemplo de amor ao próximo, foram arrecadados mantimentos e entregues no altar da Igreja de São Sebastião para serem doados ao Centro de Apoio às pessoas em situação de rua. Situada na avenida Senador Helvídio Nunes, 1609, no bairro Catavento, em Picos, a casa serve de apoio às pessoas em situação de rua com estrutura para distribuição de comida, espaço para banho, doação de roupas e dormitório.

O Centro de Apoio foi representado pela Irmã Mônica, da Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

A Missa Solene de São Sebastião foi prestigia ainda pelo prefeito Dr. Naerton Moura, pelo vice-prefeito Chaguinha, os vereadores Antônio Ramiro (presidente da Câmara), Zé Omar, Luciana Regina (Lúcia de Dedé), o ex-prefeito Edvardo Rocha (Pé trocado) acompanhado da esposa e filho, juntamente com demais lideranças políticas e o povo em geral.


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

SUSSUAPARA | Última novena missa do 63º festejo de São Sebastião é representada pelos Poderes Executivo e Legislativo; fotos

Sussuapara vai celebrar 63ª Festa de São Sebastião; veja a programação


Veja fotos da procissão e missa solene

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile