Alegrete do Piauí

ALEGRETE | U.E Antonia de Sousa Alencar realiza I Exposição Saúde na Escola

Publicado

em

A Unidade Escolar Estadual Antonia de Sousa Alencar (ASA), realizou nesta sexta-feira (1) a I Exposição Saúde na Escola. O evento, conduzido pela professora de Biologia Janaína Rodrigues, com o apoio da direção, coordenação, corpo docente e demais funcionários, envolveu todos os alunos da unidade.

Com muita criatividade, os estudantes apresentaram em sala de aula o resultado de suas próprias pesquisas sobre temas atuais ou de extrema importância dentre os jovens: drogas (1º ano A e B), hanseníase (1º ano B), tabagismo (2º ano C), doenças sexualmente transmissíveis (3º ano A), gravidez na adolescência (3º ano B) e o perigoso Aedes Aegypti (2º ano A).

Para os organizadores, como o Coordenador José Sabino e a Inspetora de Ensino Virgínia Célia, este tipo de realização facilita a absorção dos assuntos trabalhados dentre os jovens, pois os coloca como participantes ativos e agentes transmissores de informações importantes.

Segundo a professora Janaína Rodrigues, é uma oportunidade de oferecer aos alunos uma formação eficiente e um ensino realmente de qualidade.

O evento contou com a participação das enfermeiras Kélia Ramos e Rayara Carvalho, as quais ministraram palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Gravidez na Adolescência.

Publicidade

A Enfermeira Kélia Ramos destacou as características das principais IST’s, lembrando sua forma de transmissão e trazendo aos jovens os métodos de prevenção e os tratamentos disponibilizados na Unidade Básica de Saúde do município de Alegrete. Ela esclareceu a necessidade de exames periódicos, mas enfatizou, sobretudo, o único método de fato preventivo e seguro contra a transmissão de IST’s: o uso do preservativo, seja masculino ou feminino.

Em seguida foi a vez da Enfermeira Rayara Carvalho, que ministrou uma palestra sobre Gravidez na Adolescência. Ela esclareceu os pontos que influenciam na gravidez precoce e expos os diversos métodos contraceptivos, ressaltando que a maioria está disponível na Unidade Básica de Saúde do município, sendo de acesso a todos. Assuntos como planejamento familiar e aborto também foram abordados na palestra que foi encerrada com um vídeo sobre o tema.

A I Exposição Saúde na Escola da Unidade Escolar Estadual Antonia de Sousa Alencar foi fechada com talentosos alunos do ASA em uma apresentação musical de uma paródia contra o tabagismo, construída em cima da melodia da música “Flor e beija-flor” dos cantores sertanejos Henrique e Juliano.

Confira as fotos!

Fotos: Francisco Silva

Publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile