NOTÍCIA DESTAQUE

Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa é lançada no Piauí

Publicado

em

Foi lançada neste sábado (07) no Piauí, a primeira etapa de 2016 da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa – doença viral altamente contagiosa que atinge bovinos e bubalinos. A cerimônia aconteceu na Fazenda Rio Grande, localizada na estrada que liga Teresina a Altos, e contou com a presença do governador Wellington Dias, do secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, do Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Antoniel Sousa Silva, entre outras autoridades.

Imagem: Lucas Dias/GP1
Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

Conforme calendário nacional estabelecido pelo Ministério da Agricultura, a campanha tem duas fases. A primeira começou no dia primeiro de maio e segue até o dia 31 para vacinação e até o dia 15 de junho para certificação. A segunda fase deve acontecer nos meses de novembro e dezembro.

“Os criadores de gado devem procurar uma agência credenciada à Adapi para vacinar seu rebanho, e muito mais importante que vacinar é certificar, para comprovar a vacinação. As sanções para quem não fizer isso são: ficará proibido de transitar e comercializar o gado, a fazenda poderá ser isolada e ainda pagará multas”, explicou Antoniel.

Imagem: Lucas Dias/GP1
Diretor Geral da Adapi, Antoniel Sousa Silva

Com a campanha contra a febre aftosa, os animais poderão ser comercializados para fora do Piauí e isso gera uma rentabilidade significativa para o Estado. No ano passado, segundo o secretário Francisco Lima, foram 65 mil bovinos comercializados, o que representa cerca de 50 milhões de reais. “Nossa primeira meta é deixar os nossos animais livre da doença que é de fato um problema seríssimo para o mundo, isso resulta na possibilidade de comercialização desses animais para fora do Estado. Para este ano, a gente espera que um milhão e 700 mil animais sejam vacinados e pelo menos 100 mil bovinos sejam comercializados”.

Imagem: Lucas Dias/GP1
Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Lima

Wellington Dias reiterou que além do combate à aftosa, a orientação é que os bovinos sejam vacinados também contra a brucelose. “O objetivo é alcançar todo o rebanho, cerca de 1.650.000 cabeças de gado que temos, e esse ano, também trabalhar no combate à brucelose” – doença que ataca os animais mamíferos e também o ser humano. A vacina é destina apenas para fêmeas de três a oito meses de idade e é dose única, ou seja, o animal vacinado uma vez estará imunizado para sempre.

Imagem: Lucas Dias/GP1
Governador do Piauí, Wellington Dias
Fotos: Wilson Filho
           
 
Fonte: GP1
Fotos: Lucas Dias\GP1  e Wilson Filho\ Cidade Verde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile