NOTÍCIA DESTAQUE

Encerra prazo para troca de partido sem perda de mandato

Publicado

em

Os interessados em se candidatar nas eleições municipais deste ano têm até hoje para se filiar a um partido político. O mesmo vale para os candidatos detentores de cargo eletivo que queriam se filiar em outra legenda. A chamada janela partidária teve início no dia 2 de março e encerra hoje, 2 de abril. O prazo segue determinação da Lei nº 13.165, também conhecida como Minirreforma Eleitoral, aprovada em 2015.

A lista oficial com todas as filiações resultantes da janela só poderá ser conhecida após o dia 14 abril, prazo final para que os partidos enviem pela internet suas listas para o Tribunal Regional Eleitoral de cada região. No Piauí, um dia antes do encerramento da janela, duas filiações tiveram destaque. A do vereador Caio Bucar, que deixou o PSB e estava na base de apoio do prefeito Firmino Filho (PSDB), para se filiar ao PSD, que tem como pré-candidato a prefeito de Teresina o deputado estadual Dr. Pessoa.

A mudança tem reflexos na Câmara Municipal de Teresina. O PSD, que havia ficado sem representante na Casa depois da saída do vereador Major Paulo Roberto, que foi para o Solidariedade (SD), volta a estar presente no legislativo municipal. Também mudou de partido ontem a médica Adriana Sousa, líder do movimento Vem Pra Rua no Piauí, que é contrário ao governo Dilma Rousseff (PT). Adriana deixou o Solidariedade para ser pré-candidata à Prefeitura da capital pelo PPS.

Outra mudança ocorrida na última semana da janela partidária foi a saída do vice-prefeito de Teresina, Ronney Lustosa, do PSD, sigla liderada no Piauí pelo deputado federal Júlio César. Ele se filiou ao PSB no dia 30 de março depois de desentendimentos envolvendo o Dr. Pessoa em virtude do apoio deste a uma funcionária sua que é candidata a vereadora. Ronney, que será candidato a vereador na capital, se sentiu prejudicado. Mesmo acometido pelo vírus da chikungunya, Dr. Pessoa veio a público essa semana para tentar amenizar o atrito e afirmou que continua tendo em Ronney um amigo.

Além dos filiados de última hora, falando só dos vereadores da capital, um dos primeiros a mudar de partido duas semanas depois da abertura da janela, no dia 2 de março, foi o vereador Jeová Alencar, que saiu do Solidariedade e se filiou ao PSDB, aumentando a base de Firmino na Câmara Municipal de Teresina. O SD perdeu também os vereadores Celene Fernandes e Valdemir Virgino, que foram para o PRP, e ainda o vereador Ananias Carvalho, que foi para o PDT.

Publicidade

 

Diário do Povo

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile