NOTÍCIA DESTAQUE

Festa em Teresina encerra passagem da ‘Tocha Olímpica’ no Piauí

Publicado

em

Uma grande festa na Ponte Estaiada, em Teresina encerrou o 39º dia de revezamento da Tocha Olímpica, que passou ainda pelas cidades de Piracuruca, Piripiri, Campo Maior e Altos. Ontem a festa no Piauí começou pela cidade de Parnaíba. A chama símbolo das Olimpíadas Rio 2016 chegou ao estado pelo Delta do Parnaíba, desembarcando no Porto dos Tatus.

Na capital foram 17 km de revezamento, no trajeto que começou pelo Mercadão Carvalho, na Avenida Kennedy, segue até o Balão do São Cristóvão, indo pela Avenida João XXIII, Avenida Frei Serafim, Avenida Antonino Freire, cruza a Praça Pedro II, segue pelas Ruas Barroso, Areolino de Abreu, Rui Barbosa, Coelho Rodrigues, seguiu pela Avenida Maranhão, pela Avenida Boa Esperança, dobrando na Rua São Félix, seguiu para a Rua Rui Barbosa, depois Rua Ceará, entrou na Rua Gabriel Ferreira, Alameda Parnaíba, em seguida pegou a Ponte Estaiada e encerrou o percurso no estacionamento da ponte, onde foram realizadas apresentações culturais.

Ao todo 70 pessoas carregaram a tocha olímpica em Teresina. Do Piauí o símbolo olímpico segue para o estado do Tocantins.

O primeiro a carregar a Tocha em Teresina foi Giuliano Ramos. Ao 180 ele falou do reconhecimento em poder participar da festa na capital, e chegou a chorar de emoção quanto recebeu a chama olímpica. “É felicidade, alegria, o coração bate mais forte. Só emoção. Não tem como descrever a sensação em ser o primeiro a carregar a chama olímpica aqui no município de Teresina, um símbolo mágico, uma chama que não se apaga nunca, que é a chama do esporte”, disse.

Ele comanda o Projeto Bola na Mão Gol Cidadão, que tem o intuito de ressocializar várias crianças, e vem rendendo frutos no que diz respeito à performance esportiva. Piauí tem uma equipe fortíssima de Handebol, várias vezes campeã dos Jogos Escolares e que, inclusive, já disputou um campeonato mundial na Turquia.

Publicidade

Por volta de 18h30 o revezamento chegou à Igreja São Benedito, com a chama passando pelas mãos da cantora piauiense Patrícia Melodi, Thainara Silva e Vilmari de Macedo. Neste ponto estavam concentrados manifestantes com cartazes de ‘Fora Temer’, ‘Globo golpista’ e ‘Não vai ter golpe’. Eles tiveram de ser contidos com ajuda de policiais militares.

Às 19h30 o percurso chegava ao Parque Lagoas do Norte. No local novamente manifestante se aglomeraram próximo ao comboio, desta vez formado por grupos de moradores que serão removidos com a nova fase de construção do complexo.

No trecho o radialista Joel Silva foi um dos que recebeu a chama para seguir no revezamento.

Por volta de 20h40 a Chama Olímpica chegou na Ponte Estaiada, onde Raimundo Filho, que atua em projetos de hortifruticultura, aceideu a pira montada no palco com direito a contagem regressiva. Raimundo confeccionou um descarbonizador de casca de arroz para evitar que o vento espalhe os resíduos e cause problemas ambientais. “As Olimpíadas vão mostrar que podemos competir com todos os países do mundo”, disse.

SHOWS CULTURAIS
A Fundação Cultural Monsenhor Chaves preparou uma vasta programação com apresentações de mais de 50 atrações culturais na Presidente Kennedy, Avenida Frei Serafim, Praça Pedro II, Parque Lagoas do Norte, Palácio da Cidade, Teatro do Boi e Ponte Estaiada. (Lista completa abaixo)

Publicidade

CONFIRA AS ATRAÇÕES
COMERCIAL CARVALHO – AV. PRES. KENNEDY – LARGADA

AV. FREI SERAFIM
Atrações:
– Quadrilha Junina Fogo Quente
– Quadrilha Junina Luar do São João
– Quadrilha Junina Explosão Estrelar
– Quadrilha Junina Luar do Sertão
– Boi Imperador da Ilha
– Projeções de imagens e grafismo com símbolos das olimpíadas no prédio do DER e Igreja São Benedito – Responsabilidade do Coletivo Parada de Cinema

COMPLEXO CULTURAL PRAÇA PEDRO II – Centro
18h: Banda Eufrásia
19h: Grupo de Dança FSA (coreografia especial para a passagem da Tocha Olímpica)
19h15: Banda Maverick 75
20h30: Circo Talismã
21h: Banda Full Raggae
22h15: Validuaté
– Grafitti “Lanak”: Montarão um cubro de 7m e será feito graffiti ao vivo;
– Circo Talismã: fará um número de 30 minutos com malabares e números aéreos;

Coletivos participantes:
– Ocuparte: exposição com gaiolas e algumas esculturas que serão expostas próximo ao coreto da praça;
– Salve Rainha: Terá o café sobrenatural (bar) e exposições pela praça;

PARQUE LAGOAS DO NORTE – Zona Norte
18h: Grupo Afro Ilê Oya Tade
18h40: Capoeira Raízes do Brasil
19h: Gonzaga Lú
19h50: Samba no Coreto
20h: Grupo Afro União das Raças
20h20: Boi Estrela Dalva
20h25: Grupo Cultural Ijexá
21h: Grupo Afro Cultural Coisa de Nêgo

Publicidade

PALÁCIO DA CIDADE (PMT) – PRAÇA DA BANDEIRA
Início previsto para às 18h
Atrações:
– Banda 16 de Agosto
– Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos
– Boi Riso da Floresta

TEATRO DO BOI – MATADOURO
Início previsto para as 18h – Tema: Crianças
Atrações:
– Boi Mirim Chacumboi
– Banda Curumim
– Dança Inclusiva do CHAC
– Orquestra Sinfônica Padre Brasileiro
– Orquestra Jovem Música para Todos
– Circo Jovens Equilibristas

PONTE ESTAIADA – Zona Leste
18h – Lily Araújo (Palco Minc)
19h – Grupo Folclórico Os Congos de Oeiras (Palco Carreta)
19h – Coral de Vaqueiros (Palco Carreta)
19h20 – Balé da Cidade (Palco Carreta)
19h50 – Celebração (Palco Carreta)
21h – Dança Inclusiva (Palco Minc)
21h – Orquestra Sinfônica de Teresina (Palco Minc)
21h40 – Reisado Boi Estrela (Será apresentada no chão próximo a feira cultural)
22h – Banda Top Gun (Palco Minc)
– Feira de Arte e Produtos Piauienses (Parceria com Prodart e Polo Cerâmico do Poty Velho)

CONFIRA AS FOTOS DO REVEZAMENTO EM TERESINA

VEJA COMO FOI O PASSEIO DA TOCHA PELO PIAUÍ
A Chama Olímpica chegou em Altos, o seu penúltimo destino no Piauí, por volta de 15h, duas horas antes do previsto, o que deve adiantar a festa também em Teresina. Na cidade o horário surpreendeu e pouca gente se aglomerava no local onde aconteceram as apresentações culturais. Antes a tocha passou por Campo Maior onde ficou cerca de uma hora. Por lá a festa aconteceu no Complexo de Eventos, próximo a BR-343, com uma grande concentração de vaqueiros do município. A tocha fez uma rápida parada no Monumento Heróis do Jenipapo, berço da maior luta travada no Piauí pela independência do Brasil e um dos principais pontos turísticos da cidade.

Publicidade

A festa no segundo dia da tocha em seu passeio pelo Piauí começou ainda às 8h20, em Piracuruca. Na segunda cidade do dia, Piripiri, o percurso da tocha teve início às 11h na Avenida Raimundo Holanda, segundo até o seu encerramento no CAIC. Na cidade a programação também conta com apresentações culturais.

Um dos primeiros condutores da tocha em Piripiri foi “Chico do Romance”, ele já escreveu mais de 200 cordéis e emocionou o público que acompanha o revezamento na Praça da Bandeira. Quem também carregou a tocha em parte do percurso foi o humorista Amaury Jucá, que se apresentará durante a programação.

Em Piracuruca, após passar pelas Ruas Manoel Divino de Sousa e Senador Gervário, a chama olímpica segue para o Complexo Cultural da Prainha. Visitou ainda trechos das Setes Cidades do Parque Nacional: o Passo da Biblioteca, o Arco do Triunfo, a Pedra da Tartaruga e o Mirante. São 13 pessoas que carregam a tocha no município.

Durante a solenidade em Piracuruca o governador Wellington Dias, que acompanha pelo Piauí o percurso da Chama Olímpica, agradeceu a presença da população e ressaltou que neste momento o mundo está de olho no nosso estado. “Agradecer todos que vieram para cidade, da zona rural, de outros municípios, compartilhar deste momento histórico. Estamos aqui no momento especial, e quero dizer que é uma honra grande receber esta chama, que veio da Grécia. Ontem tivemos em Parnaíba com a nossa Sarah Menezes que teve de viajar já para treinar em busca da medalha olímpica. A tocha agora vai passar por sete cidades, e estas imagens vão para o mundo”, disse.

Ontem a festa aconteceu na cidade de Parnaíba. A tocha chegou ao Piauí pelo Delta do Parnaíba, desembarcando no Porto dos Tatus pelas mãos do comandante do Corpo dos Bombeiros Major Rivelino.

Publicidade

Veja como foi o revezamento da tocha em Parnaíba

Na cidade, a presença da campeã olímpica Sarah Menezes foi o ponto alto da noite. Ela empolgou o público durante sua participação no revezamento, que confiante gritava “bicampeã”.

*Colaboração: Amanda Santos, Helcio Venâncio, Igor Braga e Rafael Ferreira\180Graus

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile