NOTÍCIA DESTAQUE

Mais de 196 mil estudantes do Piauí enfrentam maratona do Enem

Publicado

em

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Piauí 198.234 estudantes estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. No entanto, por conta das ocupações em alguns locais de prova, o exame teve que ser adiado para 1.912 candidatos no estado. Neste sábado (5) os portões abrem às 11h, fecham às 12h e as provas têm início às 12h30.

Em todo o país, foram 8.732.184 inscritos. O exame é a única forma de ingresso em universidades federais e institutos federais, que adotaram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Piauí, 19.938 farão o Enem para garantir a certificação de conclusão do Ensino Médio.

O Inep afirmou, no fim da tarde da sexta-feira (4), que todos os candidatos da edição 2016 do  Enem que não receberam qualquer aviso sobre o adiamento do local de provas deve realizar o exame neste fim de semana.

Os locais onde as provas foram adiadas são: Os locais são: o campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade de Federal do Piauí (UFPI), na cidade de Bom Jesus, e o campus Sul do Instituto Federal de Educação (IFPI), em Teresina.

As provas deste sábado serão compostas por 45 questões objetivas de ciências da natureza e suas tecnologias e outras 45 de ciências humanas e suas tecnologias. A duração total da prova é de 4h30 neste primeiro dia.

Publicidade

O que levar para a prova
O edital permite que os participantes levem comida e bebida para a sala de provas. É possível que o candidato leve garrafa com água e lanches leves. O candidato pode levar potes de comida transparentes.

Não é permitida a entrada com bonés ou óculos escuro, smartphones e tablets.Não é obrigatório imprimir cartão de confirmação, mas o Inep recomenda levar cartão impresso, para ver detalhes sobre local de provas.

A caneta a ser utilizada para marcar o cartão-resposta deverá ser de tinta preta. O candidato não pode esquecer de levar o RG.

Segurança e transporte
Um efetivo de 950 policiais militares vai realizar a segurança em todo o Piauí durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o trabalho principal dos policiais é garantir a escolta dos malotes das provas e manter a ordem e segurança nos 490 locais de aplicação.

“O plano começou desde o ano passado e nosso trabalho é garantir a segurança no transporte dos malotes desde o aeroporto, nos locais de armazenamento até os locais de aplicação. As provas já estão no estado e estão sendo distribuídas para as 32 cidades piauienses onde o exame será realizado. O maior efetivo vai ser na capital que tem 155 locais de aplicação. Após entrega do material nos locais, os policiais permanecem para garantir a ordem”, explicou o Coronel Lindomar Castilho, subcomandante da Polícia Militar.

Publicidade

Para garantir a mobilidade dos estudantes, a Prefeitura de Teresina organizou uma operação especial no local onde haverá maior fluxo de veículos, além de mantar a frota normal no domingo – dia da semana em que ela geralmente é reduzida.

Além disso, a  Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), responsável pelas ações de trânsito na cidade, estará com equipes de agentes de trânsito nos locais de maior fluxo de veículos para evitar congestionamentos.

G1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile