NOTÍCIA DESTAQUE

Vera Mendes realiza o I Fórum Comunitário do Selo Unicef; veja fotos

Publicado

em

Vera Mendes é um dos municípios piauienses que concorrem ao Selo Unicef – Município Aprovado, um prêmio de reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

A adesão à 4ª edição do Selo foi feita ainda em 2013, pelo prefeito Milton Oliveira, que assumiu o compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social. Na última terça-feira, 22, o município realizou o I Fórum Comunitário. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal, com a participação de representantes do poder público municipal, entidades não governamentais e sociedade civil.

FOTOS | Clique aqui e veja mais fotos do Fórum!

O objetivo, conforme explicou a articuladora do Selo no município, a primeira dama Gardênia Silva, a elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, e do Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes.

Na cerimônia de abertura, jovens, público alvo do Selo Unicef, realizaram apresentações culturais. Crianças da Escola Municipal Professor João Vera apresentaram a ‘Dança do Frevo’; e as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que participaram da Roda de Capoeira e uma jovem cantou um de Hino de Louvor.

Publicidade

A psicóloga Alla Nani fez uma explanação sobre os seis indicadores sociais definidos pelo Unicef, a partir dos quais os grupos de trabalho elaboraram uma série de propostas. A construção de uma creche municipal; a criação de um conselho municipal de combate às drogas; a criação de um dia ou semana de encontro com jovens e gestores; a promoção de mais atividades envolvendo crianças e adolescentes; a contratação de profissionais qualificados em educação especial; resgatar a cultura afro e promover o dia da consciência negra; e a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes que preparem os jovens para a carreira profissional, foram algumas das propostas apresentadas e aprovadas pela plenária.

Gardênia Silva, articuladora do Selo Unicef

“O próximo passo é a consolidação do Plano Municipal de Ação, com base nas propostas produzidas nesse primeiro encontro, e em seguida, colocar em prática no município”, informou a articuladora. Segundo Gardênia, a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes foi colocada pelo prefeito Milton como uma das prioridades do Governo Municipal. “Nós vamos nos empenhar para cumprir esse compromisso e, consequentemente, conquistar o Selo”, pontuou.

Milton Oliveira, prefeito municipal

O prefeito Milton Oliveira elogiou as propostas apresentadas pelos participantes. “São propostas que realmente vão de encontro com a necessidade dos nossos jovens. Algumas, inclusive, já estão sendo executadas no município e outras já planejadas pela administração”, disse. O gestor municipal finalizou convocando a população da sociedade civil e os governantes para se unirem e abraçar essa luta em favor da proteção dos direitos da crianças e adolescentes. “Foi com esse objetivo que eu, como represente do município, aderi ao Selo Unicef. Mas essa é uma luta coletiva, um compromisso de todos nós. Dessa forma nós estaremos cuidando do futuro do nosso município, do nosso país”, disse.

Ao todo, 75 pessoas participaram do Fórum. Dentre outros, o presidente do Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente, Jardes Silva; a adolescente Aparecida Alice, representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes; representantes de diversos segmentos da sociedade civil; e autoridades como a secretária municipal de Educação, Elisângela Marques, a secretária de Assistência Social, Valdeni Borges, a Secretária de Meio Ambiente, Rayfrânia Nascimento, os vereadores Francisco Rodrigues e Andréia Sampaio, dentre outras.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile