Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Em nome da fé, multidão sobe Morro dos Três Irmãos para celebrar a Missa da Santa Cruz; veja fotos!

Publicado

em

Em uma manhã em que a fé transparecia em cada gesto, rosto e olhar, centenas de fiéis se reuniram no Morro dos Três Irmãos, na zona rural do município de Jaicós, para celebrar por mais um ano, a Missa da Venerada Santa Cruz.

O tradicional festejo religioso acontece sempre no dia 3 de maio, feriado municipal e atrai uma multidão, entre jaicoenses e visitantes de diversas cidades, como Patos do Piauí, Itainópolis, Vera Mendes e Picos.

Em seu 106º ano, a missa aconteceu nesta manhã de sexta-feira (03). A peregrinação com destino ao morro começa cedo. Alguns fazem o percurso da cidade de Jaicós até o local, que fica a cerca de 18 km da sede do município, a pé, como parte do cumprimento de promessas. Outros chegam nas primeiras horas da manhã.

Em nome da fé, os católicos enfrentam a íngreme subida até o topo do morro, para participar do momento de veneração à Santa Cruz, adoração e comunhão. Este ano, a festa religiosa registrou a presença de um público ainda maior.

Marcada por momentos de preces, louvor e oração, a Santa Missa foi celebrada pelo pároco local, Miguel Feitosa, juntamente com o padre Francisco Pereira, o Pe. Chiquinho, da Paróquia de Patos, e o Frei Gilberto.

Durante a missa, os fiéis elevaram seus pedidos e agradecimentos aos céus, renderam graças pelas bênçãos alcançadas e louvaram a Deus por meio de cânticos e orações.

Para muitos, o momento também é de cumprir votos. Em meio à multidão se destacam as roupas brancas daqueles que pagam promessas. Outros sobem o morro de joelho, descalços ou ofertam ex-votos e acendem velas no topo do morro.

Edilene de Morais, de Jaicós, usava branco e subiu o morro descalça e com sua filha, a pequena Luara Maria, de 6 meses de vida, nos braços. Ao lado da família, ela agradecia por sua saúde.

“Fiz a promessa para vir com ela e assistir a missa com ela. Depois que ela nasceu eu tive um problema no peito e não teve como ela mamar, aí eu fiz a promessa de vir com ela se eu ficasse boa. Me recuperei e graças a Deus estou aqui. Subi e desci com ela nos braços. O sentimento hoje é de gratidão a Deus e Nossa Senhora por ter dado tudo certo. Mesmo com a dificuldade, ela pesadinha, o braço cansou, mas eu enfrentei e subi. Minha fé me trouxe aqui. É a primeira vez que participo com ela, uma alegria”.

Do interior da cidade de Vera Mendes, o senhor Cecílio Laudelino de Sousa, 71 anos de idade, veio até Jaicós para participar da missa e agradecer por um livramento. Ele sofreu um acidente em 2011, perdeu uma perna e pela primeira vez após o acidente, voltou ao Morro dos Três Irmãos.

“Vim aqui no morro pagar promessa. Sempre que podia eu vinha para a missa, mas depois do acidente fiquei um bom tempo sem vir, mas precisando estar aqui, porque eu tinha pedido a Deus que se ficasse bom, de um jeito ou de outro, como fiquei com a perna torada, eu pudesse vir aqui fazer uma devoção, uma penitência. Hoje estou satisfeito, porque eu subi um morro desse com todo prazer, porque estou vivo. Saúde posso dizer que tenho, graças a Deus e vim subir esse morro pagando essa promessa a meu Deus. E tenho fé que eu seja bem valido em todo sentido que eu precisar da minha vida, da saúde, do livramento que Deus há de dar a eu e minha família. Eu ando em busca disso aí” contou emocionado.

Frei Gilberto, que reside em Bacabal, Maranhão, e está por alguns dias em Patos do Piauí, em visita a um vocacionado, participou pela primeira vez da Missa do Morro e falou da admiração despertada em meio a fé do povo.

“Para mim foi um surpresa, eu não sabia dessa festa. Surpresa pelo tamanho da festa, a animação do povo, a devoção. É muito bom incentivar a devoção do nosso povo, pois nós temos que oferecer algo para alimentar a fé do povo de Deus. Então, essa devoção é muito bonita, que está ligada à cultura do povo, a vida das pessoas. Rogo a Deus que a Santa Cruz e Nossa Senhora das Mercês continue abençoando o povo aqui da região. Com certeza, se houver outra oportunidade e convite, a gente volta de novo”.

Publicidade

O pároco de Jaicós, padre Miguel Feitosa, falou da alegria por mais uma festa realizada. “O sentimento é sempre de devoção, de acreditar realmente em Deus e ver que é Ele quem conduz esse povo até aqui, aos pés da Santa Cruz. E na missa, o público sempre aumenta, tanto na noite, que é com os idosos, as pessoas que não têm mais condições de subir aqui no alto, quanto na celebração de hoje. Isso é devoção, é acreditar e confiar em Deus e também nos nossos convites, no nosso trabalho. Fico muito feliz por essa multidão aqui hoje. Hoje, o padre Miguel, na alegria que ele está, só quer render graças a Deus por esse dia tão especial”.

Ele também agradeceu. “Tenho também muita gratidão e alegria, pois a gente não faz uma festa dessa sozinho. Tenho a graça de ser abençoado por Deus de uma amizade muito grande, e dentre ela, as pastorais, grupos movimentos, e todos se empenham com a mesma força e dedicação. Agradecer não só a igreja, mas também aos poderes públicos, que nos escutam, nos ajudam. Eu também não teria feito essa festa tão grande, se não tivesse o poder público nos ajudando. Agradecer também aos portais, a toda comunicação, que também faz chegar às pessoas de longe, de perto, esse convite.

A organização para a “Festa do Morro”, conta também com o apoio da Prefeitura de Jaicós, que prepara o local para receber os fiéis e presta apoio durante a celebração.

O Governo Municipal construiu banheiros, fez a implantação de postes, para garantir uma boa iluminação no local, além de ter garantindo a instalação de um portal de boas vindas na chegada ao morro. A manutenção da estrada, limpeza e pintura, também foram realizados.

Para o evento religioso, também foi fornecido o apoio na segurança, com a Guarda Municipal, na organização do trânsito e estacionamento dos veículos, na saúde, com a disponibilização de ambulância e uma equipe para atendimentos.

Em entrevista, o prefeito Neném de Edite disse que a festa tem crescido a cada ano. “Mais uma vez estamos aqui no Morro dos Três Irmãos, ao lado de vários amigos e principalmente dos fiéis jaicoenses, nessa festa que a cada ano vem crescendo, com a estrutura que nós proporcionamos, com apoio dos nossos deputados, do nosso governador. Agradecer ao povo de Deus, a paróquia, ao padre Miguel, todos que se envolvem nessa grande festa. São 106 anos de fé e tradição aqui na nossa terra”.

O gestor também disse que o morro vai receber um grande investimento para melhor receber os fiéis. “Esse ano construímos banheiros, trouxemos iluminação, portal de entrada. Próximo ano vamos revitalizar esse morro, onde vai atrair mais fiéis, com certeza vai ser um ponto turístico, onde vai voltar a ter os três dias de festa aqui no morro. Quero aqui agradecer ao deputado Georgiano, à senadora Jussara, que já empenhou quase 3 milhões de reais para revitalizarmos o Morro dos Três Irmãos. Uma transformação vai haver aqui e com fé em Deus, tudo dando certo, próximo ano isso aqui vai estar mais bonito e aconchegante para receber nossos fiéis.”.

O deputado Georgiano também participou da missa e falou do momento. “Uma estar no Morro dos Três Irmãos e poder participar da festa de Santa Cruz. Uma manhã de muita fé, muito entusiasmo, confiança, aqui renovando as esperanças de um futuro cada vez melhor, ao lado do nosso prefeito Neném de Edite, do vice-prefeito Weslly, lideranças da região, e pedindo que a Santa Cruz e Nossa Senhora das Mercês continuem nos abençoando, intercedendo sempre para o caminho do bem e que todos nós possamos trabalhar mais ainda por Jaicós, por essa região e todo estado do Piauí”.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS