Connect with us

GERAL

São Luís registra aumento de casos de dengue, chikungunya e zika

Publicado

em

Foram divulgados recentemente os novos números relacionados à incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Segundo os registros da Semus, durante o período de janeiro a abril de 2022, foram notificados 333 casos prováveis de dengue, 58 casos de chikungunya e três casos de zika.

No entanto, no mesmo período em 2023, esses números aumentaram para 817 casos prováveis de dengue, 723 casos de chikungunya e 36 casos de zika.

Os casos prováveis incluem tanto os casos confirmados quanto os suspeitos e em investigação. A Semus informou que promoveu ações de inspeção em áreas consideradas de risco, por meio da Coordenação de Arboviroses.

Durante essas inspeções, são identificados potenciais criadouros do Aedes aegypti. Além disso, houve um aumento na frequência das rotas do carro-fumacê, que percorrem as regiões afetadas, seguindo horários adequados.

Publicidade

A Semus também destaca a implementação de ações intersetoriais, visando ao recolhimento adequado de lixo e materiais que possam se tornar possíveis focos de proliferação do mosquito.

Agentes de endemias realizaram visitas domiciliares, orientando os moradores sobre como eliminar recipientes que acumulam água parada, local propício para a reprodução do mosquito.

Adicionalmente, está sendo realizado um levantamento das regiões mais afetadas pela proliferação do Aedes aegypti, com o objetivo de direcionar medidas preventivas.

Prevenção

A prevenção dos casos de dengue, chikungunya e zika envolve medidas para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor responsável pela transmissão dessas doenças. Aqui estão algumas medidas importantes:

  • Elimine criadouros de mosquitos: Verifique sua casa e arredores em busca de recipientes que possam acumular água parada, como pneus, garrafas, latas, vasos de plantas, calhas entupidas, entre outros. Certifique-se de esvaziar, limpar, virar ao contrário ou guardar em local coberto qualquer objeto que possa acumular água.
  • Mantenha recipientes de água fechados: Mantenha bem fechados tambores, tonéis, caixas d’água, baldes e outros recipientes que armazenem água em sua propriedade. Caso não seja possível vedá-los adequadamente, utilize telas ou coberturas apropriadas.
  • Limpe regularmente áreas propícias à proliferação de mosquitos: Remova folhas, galhos e outros detritos que possam obstruir ralos e canaletas de água. Mantenha os quintais e jardins limpos e bem cuidados.
  • Utilize telas de proteção: Coloque telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos em sua casa. Verifique se as telas estão em bom estado e sem rasgos.
  • Use repelentes: Aplique repelentes de mosquitos na pele exposta, seguindo as instruções do fabricante. Use roupas de manga comprida e calças compridas, especialmente em áreas de alta incidência dos mosquitos.
  • Evite acúmulo de água em plantas: Evite deixar pratos de plantas com água parada. Se necessário, coloque areia nos pratinhos para absorver o excesso de água.
  • Informe-se sobre a prevenção em sua comunidade: Esteja atento às campanhas de conscientização e às orientações das autoridades de saúde locais. Participe ativamente de programas de controle de mosquitos em sua região.

Fonte: O Imparcial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS