Connect with us

Geminiano

Povoado de Geminiano ganha escola moderna e vai ofertar o ensino integral; ‘A educação terá um salto’, diz prefeito

Publicado

em

Uma nova história educacional se iniciou na comunidade Uberlândia, situada no município de Geminiano, com a reinauguração da Unidade Escolar Raimundo de Barros Araújo.

A cerimônia inaugural aconteceu na noite deste sábado, 13 de abril, e contou com a participação de autoridades do município e da comunidade escolar, desde servidores da escola, pais e os alunos.

A Prefeitura de Geminiano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, organizou um momento todo especial para acolher a comunidade, sobretudo, aos alunos. No local, foram montados brinquedos infantis, além da participação dos palhaços do grupo Mímicos da Alegria.

Construída em 1999, pelo então prefeito Júlio Moura, a Escola Municipal agora passou por uma grande reforma, foi ampliada, ganhou uma arquitetura moderna, teve salas climatizadas, ganhou novas mobílias e equipamentos, e agora dispõe de estrutura adequada para um acolhimento digno e confortável de professores, alunos e demais funcionários.

A obra foi executada com recursos próprios, resultado do planejamento e equilíbrio financeiro da gestão do prefeito Erculano Carvalho. Foram investidos cerca de 400 mil reais, o que faz desta a maior obra da Educação no povoado Uberlândia.

Segundo Érica Carvalho, supervisora da Rede Municipal de Ensino, a reforma e ampliação da escola é parte de um projeto nucleamento escolar, que vias a melhoria do ensino e aprendizagem a partir da oferta do ensino integral.

Com isso, o município de Geminiano contempla as novas diretrizes da educação e a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), de ofertar a educação em tempo integral, modelo de ensino em que os alunos aprendem mais e têm melhores resultados e mais oportunidades para o futuro.

Érica estava à frente da Secretaria Municipal de Educação quando a obra foi planejada e iniciada. “Quando recebi esse projeto do prefeito Erculano, eu abracei com muito amor, na certeza de que esse dia chagaria. O primeiro passo para a realização desse sonho foi acreditar que ele se tornará realidade. Nós nunca desistimos, e por isso estamos hoje vivendo a realização desse sonho. Quem teve a oportunidade de conhecer a antiga escola, vai entender a nossa alegria.”, disse.

A antiga escola era pequena e modesta, composta apenas por duas salas de aula, um banheiro e uma cantina. Hoje, após ampla reforma, dispõe de três banheiros, quatro salas de aula, sala de direção e professores, pátio coberto, área aberta para lazer, refeitório e refeitório e cantina.

Docente há 27 anos, Odete Sá, que está como diretora e também é a autora das pinturas feitas em toda a escola, comemora o novo momento da educação na sua comunidade.  

“Estou emocionada por estar fazendo parte desse momento com toda a minha equipe. Estamos muito gratos pelo carinho e zelo da gestão com a educação, por nos oferecer um espaço adequado para acolher os nossos alunos e realizarmos o nosso trabalho. Estarei fazendo uma ponte entre a gestão municipal, a Secretaria de Educação, e buscando sempre trazer melhorias para a nossa escola. Buscaremos fazer tudo com qualidade.”, afirmou.  

Josuélia de Jesus Flor Fontes trabalha como merendeira na escola desde a sua inauguração, há 25 anos, e conhece bem toda a história.

“Estou aqui desde quando foi inaugurada. Aqui foi meu primeiro emprego. Então, eu tenho uma história de vida com essa escola, e fico muito feliz em ver ela assim, reformada e ampliada. Aqui pra mim sempre foi um lugar onde tive muita paz, um trabalho com harmonia. Nunca tive problema. E agora tenho certeza que vai melhorar ainda mais, pois a gente tem mais espaço, mais conforto.”, pontuou.

A alegria pela nova escola toma conta também dos alunos. A pequena Ana Júlia, aluna da escola, ficou encantada com o novo espaço.  “Tô muito feliz, pois tá tudo muito bonito. As paredes estão lindas com esses desenhos. Vai ser muito pra gente estudar nessas salas climatizadas.”

Durante a cerimônia, nos pronunciamentos, autoridades destacaram a importância da obra para a Educação, bem como o empenho da gestão em assegurar recursos próprios para a ampla melhoria da escola.

Publicidade

A atual secretária de Educação, Cleonice Bezerra, expressou da alegria de poder participar da entrega dessa grande obra e parabenizou a comunidade escolar pela grandiosa conquista.

“Crianças, pais e professores, vocês são privilegiados de ter uma escola nesse padrão aqui na comunidade. Parabéns, prefeito Erculano, parabéns Érica, e parabéns, principalmente, para a comunidade escolar pelo grande benefício que estão recebendo. Cuidem bem desse espaço e façam um bom proveito. Nós temos aqui, além dessa ótima estrutura, uma diretora competente, a Odete, professores maravilhosos e uma equipe eficiente.”, disse.

Realizado ao entregar uma escola ampla e moderna, o prefeito Erculano Carvalho desejou que a comunidade escolar aproveite bem o espaço que, segundo ele, foi pensado e construído com muito carinho e em prol da educação.  

“Planejamos e construímos essa grande escola com recursos próprios. Foi difícil, mas a vontade de fazer e o valor que damos a educação falou mais alto. E hoje estamos tendo o prazer entrega uma belíssima escola a essa comunidade onde a gente já fez tanto, mas essa aqui, com certeza, é um dos maiores e mais importantes investimentos, pois estamos investindo em educação.”, pontuou.  

Escola reafirma a atenção e o cuidado do prefeito Erculano Carvalho com o povoado. Eu seu pronunciamento, o gestor elencou os investimentos feitos em seus governos em Uberlândia e que melhoraram a qualidade de vida da população, como a reconstrução de uma moderna Unidade Básica de Saúde, a construção do cemitério municipal, de 12 mil metros quadrados de calçamento, pavimentado quase todas as ruas do povoado, a construção de praça com academia de saúde, a perfuração de poço com equipagem e implantação do sistema de distribuição de água nas residências. “O povoado Uberlândia teve uma atenção especial da nossa gestão. A gente fica imensamente feliz em ter realizado esse trabalho e melhorado a vida das pessaos que aqui residem.”, afirmou.

O vice-prefeito do município, Vilmar de Sá Carvalho, o Maninho da Coca, como é popularmente conhecido, participou da inauguração e também expressou a alegria de entregar mais uma importante obra.

“É uma alegria muito grande participar da inauguração da escola, que é fruto de uma gestão como essa, que não brinca com a máquina pública. O recurso que entra sai em benefício do povo. E aqui é um exemplo disso, uma grande escola construída com recursos próprios do município. A gestão pública tem que estar em mãos de pessoas que tem responsabilidade, tem caráter e trabalha em benefício do povo.”, disse, desejando sorte e sucesso a todos que fazem a Unidade Escolar Raimundo de Barros Araújo.  

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS