Connect with us

Campo Grande do PI

Campo Grande do Piauí fica em 11º lugar no ranking do prêmio educacional Alfa-10

Publicado

em

Campo Grande do Piauí está entre os municípios do estado que alcançaram destaque e tiveram escolas premiadas no Prêmio Alfa-10, que homenageia as escolas públicas estaduais e municipais piauienses que tiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi),

Nesta edição, 78 escolas do Piauí foram premiadas. A Educação de Campo Grande do Piauí se destacou ficando em 11º lugar no ranking estadual. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 16, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O município, que integra a 9ª Gerência Regional de Educação (9ª GRE) de Picos, teve uma escola premiada, a Unidade Escolar Raimundo Esmero de Sousa. Com 51 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, a escola registrou um índice de 9,96% no IDEPI-Alfa, além de 80% de alunos avançados na rede.

Da 9ª Gerência Regional (9ªGRE), de Picos, 7 escolas foram premiadas. Além do município de Campo Grande, estão no ranking Monsenhor Hipólito (3), Jaicós (2) e Santa Cruz (1).

Alfa-10

Publicidade

O Prêmio ALFA-10 é um incentivo financeiro destinado às escolas públicas (escolas premiadas) estaduais e municipais de todo território piauiense que tenham obtido, no ano anterior à sua concessão, os melhores resultados de alfabetização, expressos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa) do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). Anualmente, 150 escolas podem ser premiadas, contanto que cumpriam alguns pré-requisitos .

As normativas do prêmio estabelecem que as escolas premiadas devem desenvolver ações de cooperação técnico-pedagógica. Além disso, elas devem ter no mínimo 20 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental regular, com média no IDEPI-Alfa entre 8,5 e 10. A participação de pelo menos 90% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental no processo de avaliação do SAEPI é essencial. Por fim, o Estado ou Município deve ter no mínimo 20% dos alunos avaliados no nível avançado da escala de alfabetização do SAEPI.

Facebook

MAIS ACESSADAS