Connect with us

Conceição do Canindé

Após chuvas, açudes de Conceição do Canindé e Campo Maior atingem capacidade máxima

Publicado

em

Pelo menos dois açudes piauienses já atingiram sua capacidade máxima após as chuvas registradas no Estado durante o mês de janeiro. Os açudes Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, e Emparedado, em Campo Maior, estão com 100% de seu volume. O açude Salinas, localizado em São Francisco do Piauí, atingiu 91% de seu volume no dia 29 de janeiro.

Os reservatórios que apresentaram aumento em seu volume foram: açude do Jenipapo, em São João do Piauí, está com 83% de sua capacidade; açude Estreito, em Padre Marcos (76%); açude Piracuruca, em Piracuruca, (75%) e açude Caldeirão, em Piripiri, (75%).

 - ()

Em alguns municípios, é perceptível o notar o aumento no volume dos rios Parnaíba e Poti, devido às chuvas registradas nos municípios localizados na região Sul do Piauí, como Corrente, Santa Filomena, Gilbués, Parnaguá e outros municípios.

No dia 29 de janeiro de 2024, o volume do Rio Parnaíba já tinha atingido 2,61 metros, enquanto o volume do Rio Poti alcançou os 2,62 metros. E a previsão aponta que será registrada mais chuvas nos próximos dias em todos os municípios do Piauí.

O açude Emparedado, em Campo Maior, atingiu 100% de seu volume - (Reprodução/Redes sociais)Reprodução/Redes sociais/O açude Emparedado, em Campo Maior, atingiu 100% de seu volume

As informações do Gerenciamento de Dados Hidrometeorológicos (GDH), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), trazem atualizações de 12 reservatórios que compõem a Bacia do Rio Parnaíba.

Os dados foram analisados e processados através da análise e monitoramentos realizados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM), Sistema de Alerta Hidrológico (SAH), Sistema de Acompanhamento de Reservatório (SAR), Sistema de Alertas de Eventos Críticos (SACE) através do monitoramento “Nordeste e Semiárido”, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e previsão do tempo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Publicidade

Fonte: Portal O Dia

Facebook

MAIS ACESSADAS