Connect with us

DESTAQUES

Vila-novense é aprovado em medicina na UFPI estudando em casa

Publicado

em

Carlos Eduardo Ramos Silva, um jovem de 19 anos, natural da cidade de Vila Nova do Piauí, alcançou uma conquista extraordinária ao ser aprovado em um dos cursos mais disputados, medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI), estudando em casa.

Nascido em uma família humilde e oriundo da zona rural, Carlos Eduardo, estudou em escola pública durante toda sua trajetória educacional. Seu pai, Eloi Jovelino da Silva, um apicultor, faleceu quando ele tinha apenas 10 anos, deixando a mãe, a senhora Maria Josina Ramos, uma mulher dedicada que cuidava do filho, sem uma fonte de renda fixa.

A vida de Carlos Eduardo não foi fácil desde cedo. Trabalhou como padeiro e enfrentou desafios acadêmicos, como tirar nota zero na primeira redação do Enem e não cursar o primeiro ano do ensino médio devido ao trabalho no interior. No entanto, seu desejo de ser médico era mais forte do que qualquer obstáculo.

Foi no Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Picos, que Carlos Eduardo encontrou a oportunidade de transformar seu sonho em realidade. Em 2023, durante o terceiro ano do ensino médio no IFPI, decidiu estudar paralelamente para o Enem em casa, mostrando sua determinação e disciplina.

Sua dedicação e esforço foram recompensados quando viu seu nome na lista de aprovados para o curso de Medicina na UFPI. Em entrevista ao Cidades na Net, Carlos Eduardo descreveu a emoção de alcançar seu objetivo.

“Foi uma conquista que batalhei muito para alcançar. Durante todo o ano em que estive estudando, esse sonho estava sempre presente em minha mente. Ver meu nome na lista de selecionados foi um momento de muita emoção. Estava com minha namorada na hora e, imediatamente, fui até minha mãe. Nos abraçamos e as lágrimas foram inevitáveis. Foi a confirmação de que nenhum sonho é grande demais, nenhum objetivo é impossível quando nos dedicamos intensamente. A fé, a determinação e a perseverança nos levam além do que imaginamos. Como dizia o Charlie Brown, o impossível muitas vezes é apenas uma questão de opinião”, declarou.

O jovem estudou durante 8 meses pela internet, sem frequentar cursinhos ou colégios particulares. Sua motivação veio de um pedido feito pela mãe em oração.

“Decidi que seria aprovado neste curso porque minha mãe, que dedicou sua vida cuidando do meu pai devido ao problema de saúde, me contou que, quando o acompanhou pela primeira vez a um neurologista, há cerca de 20 anos, ela pediu a Deus para que, se um dia tivesse um filho homem, ele atuasse nessa profissão”, salientou.

Além da aprovação em Medicina, Carlos Eduardo também foi aprovado em segundo lugar no curso de psicologia na Universidade de São Paulo (USP).

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS