Connect with us

Jacobina do Piauí

Educação de Jacobina se destaca nos resultados de alfabetização e duas escolas são reconhecidas pelo Prêmio Alfa-10

Publicado

em

O município de Jacobina do Piauí, obteve mais uma importante conquista na área da Educação. Duas escolas da Rede Municipal de Ensino foram reconhecidas pelo Prémio Alfa-10.  

O resultado da 3ª edição do Prêmio Alfa-10, foi divulgado nesta terça-feira, 16 de abril, pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). A iniciativa tem como propósito homenagear escolas públicas estaduais e municipais do Piauí que se destacaram nos resultados de alfabetização, conforme avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). 

De Jacobina do Piauí, foram reconhecidas pelo prêmio, as Escolas Municipais Petrônio Portela e Severo Rocha I, ambas situadas na sede do munícipio.  

Para a secretária de Educação, Edilene Paula, a Dilora, como é mais conhecida, o resultado é fruto da dedicação da equipe, e de uma gestão municipal comprometida em melhorar cada vez mais educação do município.

“Estou muito feliz, por esse resultado, fruto de um grande esforço de todos que fazem a Educação de Jacobina. Lutamos, buscamos juntos e o reconhecimento veio. Então é grande conquista”, disse.  

Alfa-10

Publicidade

O Prêmio ALFA-10 é um incentivo financeiro destinado às escolas públicas (escolas premiadas) estaduais e municipais de todo território piauiense que tenham obtido, no ano anterior à sua concessão, os melhores resultados de alfabetização, expressos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa) do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). Anualmente, 150 escolas podem ser premiadas, contanto que cumpriam alguns pré-requisitos .

As normativas do prêmio estabelecem que as escolas premiadas devem desenvolver ações de cooperação técnico-pedagógica. Além disso, elas devem ter no mínimo 20 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental regular, com média no IDEPI-Alfa entre 8,5 e 10. A participação de pelo menos 90% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental no processo de avaliação do SAEPI é essencial. Por fim, o Estado ou Município deve ter no mínimo 20% dos alunos avaliados no nível avançado da escala de alfabetização do SAEPI.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS