Connect with us

Bocaina

Barragem de Bocaina aumenta nível de água e está com mais de 84 milhões de metros cúbicos

Publicado

em

O inverno do ano de 2024 tem sido marcado pelas intensas chuvas registradas nas cidades da região de Picos, contribuindo para que açudes, rios e barragens transbordem.

A Barragem de Bocaina, localizada a 5 quilômetros da sede do município, tem elevado o nível de água de forma significativa, atingindo o percentual de 79,78 da sua capacidade total. O reservatório tem capacidade de 106 milhões de metros cúbicos de água.

De acordo com dados repassados na manhã da última terça-feira (23), pela Agência Nacional de Água (ANA), o nível da barragem é de 84.568.862 m3 (oitenta e quatro milhões quinhentos e sessenta e oito mil oitocentos e sessenta e dois metros cúbicos). A área abrangente é 9.801.334 m2 (nove milhões oitocentos e um mil trezentos e trinta e quatro mil metros quadrados).

Com o aumento no volume de água, a expectativa dos agricultores e banhistas aumentam, pois aguardam o transbordamento da barragem.

Por outro lado, devido o grande volume de água que o reservatório tem recebido, está se aproximando da estrada que da acesso às comunidades Cajueiro, Agrovila, Morrinhos e outras localidades, podendo ser isolada.

Em toda sua história, o reservatório atingiu a capacidade máxima três vezes. A primeira vez que a Barragem transbordou foi em 1985 de acordo José Araújo Macedo, conhecido como Cazuzinha, quando ainda não havia o canal do sangradouro e a água passou por cima da parede. A segunda ocasião, aconteceu já no final da década de 80, em 1989. O terceiro e último que houve o transbordo, já depois da conclusão do vertedouro com estrutura de concreto, ocorreu em 2009.

Conteúdo relacionado

Água da Barragem de Bocaina sobe e fica prestes a invadir estrada e deixar comunidades isoladas

Publicidade


Facebook

MAIS ACESSADAS