Connect with us

Itainópolis

Evento comemora 50 anos da escola Odete Ferreira Nunes em Itainópolis

Publicado

em

A escola Odete Ferreira Nunes, completou suas cinco décadas de atuação e contribuição na educação do município de Itainópolis. Para celebrar o marco histórico, a Secretaria de Educação, juntamente com a escola, promoveu um evento especial.

O evento festivo em comemoração ao jubileu de ouro de 50 anos da escola, foi realizado na última terça-feira (30) e contou com diversas apresentações e um resgate de memórias e histórias da escola.

A noite de celebração foi bastante prestigiada. Entre os presentes, o prefeito Miguel Rodrigues, o vice-prefeito João Batista de Oliveira, a secretária de Educação, professora Maria do socorro Ribeiro, a diretora da instituição de ensino, professora Hertanha Monteiro, a idealizadora da CNEC em Itainópolis, senhora Jandira Neiva Dantas, o supervisor de ensino do município, o professor Dr. Antônio Eusébio e o ex-prefeito Dr. Agnelo.

Também participaram do evento e integraram a mesa de honra, os ex-diretores da instituição: professor Augusto Silva, Francisco Ferreira, Maria da Conceição Silva, Marineudes Luz Aguiar, Francisco João, Francisca Alves, Francisca Silva- Nena, Marilene Ferreira, representando a ex-diretora Gilnisía Neiva, seu irmão Cristóvão Sousa, e representando ex-diretora Maria do Socorro Leal, sua filha Ana Romina.

Na abertura, alunos conduziram as bandeiras do Brasil, Piauí, Itainópolis e a da escola, sendo realizada em seguida a execução do hino nacional, e apresentação das alunas Samira Gomes e Thaís Gonçalves, que entoaram entoaram o hino da CNEC.

Dando continuidade, relembrando que as apresentações culturais, artísticas e sociais tiveram muito destaque no período de CNEC, a aluna Ana Paula Costa, do 8º ano, se apresentou abrilhantando a noite.

A CNEC também promovia desfile para escolha da rainha cenecista, evento que era muito aguardado pela comunidade escolar e população em geral. Rememorando, foi feita a entrega da faixa da rainha cenecista para a aluna Ana Albuquerque, do 9º ano A do turno da manhã. A professora Jailma Carvalho, que foi uma das rainhas cenecistas, entregou a faixa à rainha do Odete.

Logo após, foi feita um homenagem aos 50 anos da escola, conduzida pelo professor Francisco João, ex-diretor e profissional da instituição e pelo quadro de profissionais da escola.

Ao final, a senhora Jandira Neiva foi convidada para fazer o corte do bolo após cantar os parabéns, simbolizando a celebração do momento especial. Encerrando, houve um momento de agradecimentos e pronunciamentos.

O prefeito Miguel Rodrigues, que também é professor, destacou a importância da escola e sua honra em ter estudado e trabalhado na CNEC. “Quero cumprimentar de forma especial todos vocês que vieram prestigiar e festejar os 50 anos dessa escola, que tem uma história longa, bonita, construída com amor. Acredito que muitos profissionais presentes aqui hoje passaram pela CNEC. Então, é uma satisfação muito grande ter estudado naquela escola. Muito aprendi com todos os professores, a quem tenho muita gratidão. Em 1999 voltei lá como estagiário, me tornei também professor, com muita alegria por estar voltando depois de alguns anos, para trabalhar na escola. Temos que agradecer a dona Jandira, por ser parte inicial da fundação da CNEC. Lembro bem da senhora sempre a frente, com dificuldade, mas com perseverança e acreditando que havia necessidade de uma escola que pudesse ofertar o ensino fundamental completo. Aí foi construída e deu tudo certo, graças a Deus. Parabéns dona Jandira e todos que fazem parte da CNEC”.

Hertanha Monteiro, diretora da CNEC, fez um discurso em tom de agradecimento. “É com grande alegria que comemoramos esse marco tão importante para todos nós. Essa celebração me encheu de esperança e me faz relembrar que ela faz parte da minha história desde quando era criança, onde pude estudar na escola, retornando em 2009 como professora e atualmente como gestora dessa escola, podendo contribuir com o trabalho educacional. Sou grata e reconheço que não estou sozinha nessa missão. Agradeço o empenho de todos da equipe, por servirem, sobretudo com amor, competência que tem dado sustentação a minha gestão. Entendo que celebrar os 50 anos de uma escola é uma forma privilegiada de agradecer a todos que idealizaram, construíram e fizeram crescer esse grande projeto”.

Em entrevista, Jandira Neiva Dantas, idealizadora da CNEC, falou sobre a fundação da escola. “A importância da criação da CNEC, é porque quando os estudantes terminavam o primário, ficavam todos sem ter condição de sair, então resolvemos fundar a Escola de Campanha da Comunidade. Na fundação teve o meu cunhado, Augusto Ferreira Dantas, a população de Itainópolis que muito contribuiu, o deputado Humberto Reis da Silveira, Dr. Alcides Ramos, que era esposo da Odete Ferreira. Então, fomos a CENEC em Teresina junto com o meu tio Alberto Luz, que trouxe a CENEC para o Piauí. No dia 29 de abril foi autorizado o funcionamento do colégio”.

Ela também destacou sua alegria por ter contribuído. “Me sinto muito feliz pela ideia que tive de trazer esse colégio para educar aqueles que não tinham condição de ir para outras cidades. Há 50 anos, estávamos também comemorando a vitória da criação do colégio. Trouxemos o professor de Picos, ele fez o teste no dia 1º de maio, foi a primeira aula e daí ficou funcionando com muito sacrifício […]” lembrou ela.

Hoje a Escola Odete Ferreira tem um quadro de 29 funcionários, oferta ensino fundamental II e proporciona saber e educação a 243 alunos.


Facebook

MAIS ACESSADAS