Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitura de Belém oferta aulas de sanfona para alunos da rede e amplia aprendizagem por meio da arte musical

Publicado

em

Uma vez por semana, os alunos de escolas municipais de Belém do Piauí vão participar de uma atividade especial. A arte de tocar sanfona será ensinada para estudantes da rede.

As aulas tiveram início nesta segunda-feira, 29 de abril, com a proposta de ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, além de incentivar e estimular o protagonismo juvenil, por meio da arte, da cultura.  

A aula inicial contou com a participação do prefeito Ademar Carvalho, da secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, da secretária de Assistência Social, Anaías Carvalho, e de outros profissionais das pastas.

O som marcante do acordeon, conhecido como sanfona, será ensinado aos alunos pelo professor Anderson Valadão. As aulas seguem acontecendo nas segundas-feiras, no CRAS, das 08 das 17h, dividido por turmas.

As aulas serão ministradas para os alunos das Escolas Monte Sinai e José de Moura Leal, ofertadas pela Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.

A atividade faz parte da Matriz Curricular de Iniciação Musical, ofertada na Educação em Tempo Integral. Além das aulas de sanfona, já são disponibilizadas aulas de sopro e violão.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, informou que, inicialmente, serão atendidos 30 alunos e, posteriormente, serão ampliadas as ofertas de vagas, para abranger mais estudantes.

“Nosso Currículo de Educação em Tempo Integral já contempla a Iniciação Musical e a valorização da cultura local e diversidade. Então dessa forma, estamos desenvolvendo esse projeto articulado com a Secretaria de Assistência Social para suprir nosso currículo e ainda contemplar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social que são atendidas pelos programas socioassistenciais”, explicou Cláudia.

O prefeito Ademar Carvalho, que acompanhou o primeiro dia de aula, falou sobre a satisfação em poder proporcionar para alunos a oportunidade de aprender tocar o instrumento e se mostrou otimista em relação ao projeto. “Nossas expectativas são positivas e, acredito que até o fim do ano, nossos alunos já estarão preparados para se apresentarem nos eventos promovidos pela gestão”, frisou.

A aluna da Escola Monte Sinai, Isley, agradeceu ao prefeito por disponibilizar as aulas de sanfona. “Queria agradecer por essa oportunidade e dizer que daqui para o final do ano nós desenrola nessas aulas de sanfona”, acrescentou.

“Quero agradecer o prefeito Ademar por nos proporcionar essas aulas. Para mim está sendo muito interessante e quero muito aprender a tocar a sanfona”, disse a estudante Ana Kelly.

O aluno Marco Lucas, também, falou sobre as aulas. “Quero muito aprender tocar a sanfona e quem sabe até ser um profissional quando crescer”, disse.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS