Connect with us

DESTAQUES

ITAINÓPOLIS | Do alto do morro, multidão de católicos celebra 66 anos de devoção a Nossa Senhora de Fátima

Publicado

em

O dia 13 de maio, na cidade de Itainópolis, é marcado pela celebração da festa de Nossa Senhora de Fátima, co-padroeira do município. O evento religioso é uma tradição iniciada há 66 anos e que é repassada de geração em geração.

A santa missa é celebrada do alto do morro e marcada por manifestações de fé e devoção. Para muitos, é dia de agradecer pelas graças alcançadas, ou de fazer novos pedidos a Deus com a intercessão de Nossa Senhora.  

Vestir roupas brancas, acender velas, participar da missa e procissão com os pés descalços são algumas das formas utilizadas pelos pagadores de promessa.

O sacrifício de subir a íngreme escadaria de 138 degraus, que dá acesso ao topo do morro, também é uma prática dos devotos.

Francisco Julião, também conhecido como “Louro”, que reside na comunidade Tamboril I, participou da missa acompanhado da esposa e filho. A família toda vestiu branco e estava de pés descalços para agradecer pela saúde.

Ao portal Cidades na Net, “Louro” relatou que estava com um problema de saúde que ele acredita ser sequela da Covid-19. “Me apeguei com ela [Nossa Senhora] e tem uns 22 dias que não senti mais nada. Aí hoje eu vim agradecer pela minha saúde. A promessa é minha, aí eu chamei minha esposa e o meu filho para também vestirem branco comigo.”, disse.  

A dona de casa Inácia Francisca de Jesus, de 59 anos, também tem uma longa história de fé e devoção a Nossa Senhora de Fátima. Ela atribui a vida do filho mais velho como um milagre alcançado por intermédio da santa.

Ela conta que quase perdeu o filho mais velho no seu nascimento. “Eu me apeguei com Nossa Senhora de Fátima e ela me atendeu. Fiz uma promessa que, se meu filho mais velho escapasse, eu ia assistir a missa de joelho e vestida de branco. Graças a Deus ele está aí com mais de 40 anos de vida, e eu ‘tô’ cumprindo minha promessa para agradecer a essa graça que eu alcancei. E enquanto vida eu tiver e eu puder, eu vou assistir a missa de joelho no pé da santa.”, disse.

Além do sacrifício de participar da missa ajoelhada, ela também enfrentou o sol forte e caminhou em procissão do alto do morro até a igreja matriz ajudando a carregar a imagem de Nossa Senhora.

Perguntada sobre quem é a santa para ela, dona Francisca definiu como uma mãe. “Nossa Senhora de Fátima pra mim é mãe. Primeiramente Deus, e depois é ela. Em todas as minhas aflições eu me apego com Nossa Senhora de Fátima, e ela me atende.”, afirmou.  

A Missa

Publicidade

O dia de Nossa Senhora de Fátima em Itainópolis iniciou logo cedo, às 5h, na igreja matriz, com o Ofício da Imaculada Conceição. Foi lá onde os fiéis católicos se concentraram e partiram em caminhada até o alto do morro, onde aconteceu a missa solene.

A celebração foi presidida pelo padre Francisco de Assis Lima, pároco local, e concelebrada pelo padre Fernando Amando (de Caldeirão Grande do Piauí) e padre Chiquinho (de Patos do Piauí), com a participação de um expressivo número de fiéis católicos de Itainópolis e de outros municípios da região.

Ao final da celebração, a imagem da co-padroeira retornou à igreja matriz em procissão, seguida por uma multidão de pessoas.

Este ano, o festejo refletiu sobre o tema “Maria, mulher de oração continua e singela.” As celebrações e momentos de oração tiveram início dia 04 de maio. Nesse período, Itainópolis viveu um tempo de forte religiosidade e fortalecimento da fé cristã.

Para o padre Francisco de Assis, o festejo é um momento forte de vivência da fé e da espiritualidade. “É uma experiência de fé e devoção vivenciada há 66 anos, que já está marcada no coração do povo desta terra e que percebemos aumentar a cada ano. É um momento, também, de encontros e reencontros com os filhos da terra que moram distantes que aproveitam este período para estar aqui. De fato, a festa de Nossa Senhora de Fátima em Itainópolis é um momento gracioso para aqueles que tem a oportunidade de participar.”, disse.

Em entrevista, o sacerdote destacou a participação e o engajamento dos leigos, inclusive, dos jovens. “Uma festa como esta precisa de muitas mãos estendidas para doar e trabalhar, e muitas pessoas colaboraram. A nossa avaliação é positiva justamente por isso, por ver que a festa realmente envolve a fotos.”, disse, deixando uma mensagem à comunidade: “Continuem firmes na fé e na esperança e nunca deixem de inspirar no exemplo de Maria, que é uma mulher do serviço, da doação, aquela que não pensou em si, que se entregou a Deus e se colocou a serviço do projeto de Deus, servindo a todos.”

O prefeito do município, professor Miguel Rodrigues, participou da celebração e da procissão ao lado da primeira-dama e secretária de Educação, Maria do Socorro Ribeiro. Em entrevista, ele falou sobre a alegria de participar.  

“Para nós itainopolenses hoje é um dia muito especial, dia da festa de Nossa Senhora de Fátima, co-padroeira do nosso município.  E eu, por mais um ano, tive a alegria de poder participar da missa e procissão do festejo, que a cada ano cresce mais. É uma tradição de muito tempo, que vem desde os mais velhos. Minha mãe, que já é falecida, tinha esse costume de sempre acompanhar, e nos ensinou a fazer o mesmo. E a nossa família mantém essa tradição e participa todos os anos, fortalecendo a nossa fé.”, pontuou. Miguel também falou da alegria de, enquanto gestor, poder contribuir com a igreja na organização do festejo.

Diversas outras autoridades também participaram do evento religioso, como o vice-prefeito João Batista, o deputado estadual Nerinho, vereadores, secretários municipais, dentre outros.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS