Connect with us

Francisco Santos

12ª Semana de Enfermagem de Francisco Santos aborda a era da tecnologia e o agir profissional

Publicado

em

Enfermeiros, técnicos e demais profissionais de saúde da cidade de Francisco Santos participaram nesta sexta-feira, 17, da 12ª Semana de Enfermagem do município.

O evento promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde tem como tema neste ano “O futuro da Enfermagem na era da Tecnologia e o agir profissional”.

A solenidade aconteceu no Centro Administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com as presenças do prefeito Edson Carvalho e da primeira-dama Ana Patrícia, da diretora da Unidade Mista de Saúde, Socorro Rodrigues, a secretária de saúde Ana Vilma, a enfermeira e coordenadora do Programa Educação Continuada de Francisco Santos, Lorena Santos.

O evento foi apresentado por Lorena Santos. Em entrevista ela destacou que “todos os anos a gente tem essa preocupação e é um incentivo que a gestão faz aos profissionais. Ao mesmo tempo que temos oportunidade aos novos conhecimentos, temos também momentos de lazer e de confraternização com os profissionais”, disse enfatizando que o evento é científico e comemorativo.

Anualmente em maio é celebrado o mês da Enfermagem. “O evento proporciona novos conhecimentos e enriquece o agir profissional”.

Após a abertura do evento, o prefeito Edson Carvalho, em seu pronunciamento destacou o quão importantes são os profissionais enfermeiros.

“Saudar todos vocês aqui presentes e declaro aberto a décima segunda semana de enfermagem do município. Os serviços do enfermeiro são delicados que merecem todo cuidado. Quero desejar aos enfermeiros e toda a equipe um bom trabalho e que cada dia se profissionalizem mais, que exerçam seus serviços com mais cuidado. Sei do compromisso e da responsabilidade que vocês têm e que se doam ao máximo”, elogiou o prefeito Edson.

A secretária de Saude, Ana Vilma, mencionou a diretora Socorro Rodrigues como uma das mentoras para a realização da semana de enfermagem no município. Na ocasião Ana Vilma enalteceu o comprometimento da gestão do prefeito licenciado Dr. Luís José que foi um dos que abraçou e apoiou a realização do evento. “Foi uma pessoa que sempre incentivou para que tivessem esses momentos”, destacou.

Publicidade

“A primeira semana da enfermagem foi Daniela que iniciou e ela teve o mesmo propósito da gente que foi um momento de confraternizar e também de aprendizagem”, lembrou a secretária Ana Vilma enfatizando o empenho de Daniela Leite que é esposa de Luís José. “Parabéns para nós porque é um evento de muita aprendizagem”, concluiu a secretária de Saúde de Francisco Santos.

Palestras

A 12ª Semana de Enfermagem de Francisco Santos teve palestras conduzidas por Ionara Holanda e Sery Neely. Ionara é enfermeira, especialista em Saúde da Família (UFPel), mestre em Ciência e Saúde (UFPI), e doutora em Enfermagem (UFPI). Sery Neely é enfermeira em Picos da Estratégia de Saúde da Família e trabalha no Hospital Regional Justino Luz. É especialista em Terapia Intensiva em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família e mestre em Saúde da Família

Ionara Holanda tratou em sua palestra sobre assistência em caso de acidentes com animais. No tocante ao cenário epidemiológico, ela destacou que a heterogeneidade de climas, biomas, animais envolvidos e circunstâncias dos acidentes, contribuem para uma grande diversidade de cenários epidemiológicos relacionados aos acidentes por animais.

De acordo com a mestre em Ciência e Saúde (UFPI) e doutora em Enfermagem (UFPI), os acidentes por animais peçonhentos e por animais potencialmente transmissores de raiva estão entre os agravos de notificação compulsória do Ministério da Saúde. O escorpionismo, ofidismo e araneísmo foram responsáveis por 86% dos acidentes, principalmente entre pessoas do sexo masculino em idade economicamente ativa.

Sery Neely ministrou sua palestra com orientações voltadas para administração de medicamentos e vias de administração.

“A administração de medicamentos é um incubência e é preciso ter conhecimento tanto teórico como prático, uma expertise, para que possamos levar ao paciente uma assistência livre de danos e erros, e assim possamos tratar, prevenir, curar, levando o melhor possível com segurança. É um tema bem pertinente porque até hoje acontecem muitos erros que podem acometer a saúde do paciente”, explicou Sery.

Medias de prevenção e controle, características úteis, primeiros socorros, dentre outras orientações foram repassadas para o público-alvo.

Publicidade

Ao final do evento foram entregues brindes para os profissinoais participantes (veja nas imagens abaixo)

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS