Connect with us

Campo Grande do PI

Com blitz, panfletagem e palestra, Campo Grande do Piauí se mobiliza pela proteção de crianças e adolescentes

Publicado

em

No Brasil, o mês de maio é marcado pela Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, uma inciativa que visa dar maior visibilidade a esse grave problema e conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento.

A Campanha mobiliza municípios de todo o Brasil, que desenvolvem atividades efetivas de combate.

Nesta quarta-feira, 08 de maio, Campo Grande do Piauí realizou atividades de conscientização. As ações foram desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, e em parceria com o Conselho Tutelar, a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

A ação teve início na BR-316, com uma blitz educativa. Foram feitas abordagens a veículos que transitavam pela rodovia federal, repassadas orientações aos motoristas e distribuídos panfletos e outros materiais de divulgação da Campanha Maio Laranja.

Em seguida, os envolvidos na mobilização percorreram o centro comercial da cidade, e da mesma forma, conversaram com populares e realizaram panfletagem e adesivagem, divulgando a campanha e chamando atenção para a necessidade para a prevenção, vigilância e denúncia de casos.

A mobilização desta quarta-feira encerrou na Escola Municipal Moisés Bezerra, com uma palestra ministrada pela equipe da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que teve como público alvo os educadores e alunos da referida unidade de ensino.

Dentre os pontos abordados, os sinais que indiquem que a criança possa ter sido vítima de exploração sexual; as formas de identificação de violência sexual contra crianças e adolescentes; e os canais para a realização de denúncias.

A primeira-dama Zoneide Bezerra, que é secretária de Assistência Social, participou da mobilização. Em entrevista, ela salientou que a infância é uma das fases mais vulneráveis da pessoa, e por isso, necessita de maior cuidado e proteção, e para isso, é necessário que sensibilizar e conscientizar a população.

“Nessa ação de hoje, nós temos o objetivo maior se sensibilizar toda a população, convidar as pessoas a terem um olhar mais fixo, mais cuidadoso com as nossas crianças, incentivar a denúncia a esse crime. Então, não fique calado, não seja omisso, denuncie!”, disse Zoneide.

Natália Sousa Alves, coordenadora do CRAS, salientou que a temática é trabalhada durante todo o ano nas escolas e no serviço de convivência, e que é intensificada em maio, por ser o mês símbolo da campanha. “Ao longo do ano esse assunto é abordado nas escolas, no serviço de convivência, e no mês de maio acontece a campanha do ‘Maio Laranja’ com diversas ações para chamar a atenção de toda a população sobre esse tema, que é importante.”, pontuou.

De acordo com Paula de Moura, gerente de proteção aos grupos vulneráveis da Secretaria Estadual de Segurança Pública, no Piauí, ações como esta, em parceria com a PRF, Ministério da Justiça, serão realizadas em 44 municípios.

“Objetivo é a diminuição dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, que essas crianças consigam identificar quais são os sinais de violência e saibam os canais de denúncia.”, pontuou.  

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS