Connect with us

DESTAQUES

XVI Festa e Missa pelo Vaqueiro e Agricultor mantém tradição e conta com homenagens em Monsenhor Hipólito. Veja como foi!

Publicado

em

Seguindo uma tradição de mais de 15 anos em homenagem ao povo sertanejo, a Prefeitura de Monsenhor Hipólito, na gestão do prefeito Djalma Policarpo, juntamente com as Secretarias de Cultura e Agricultura, realizou neste domingo (05), a XVI Missa e Festa pelo Vaqueiro e Agricultor.

A décima sexta edição desta homenagem trouxe o tema “A cultura de um povo, nascido no sertão, que acredita no trabalho e leva Deus bo coração”, enfatizando a garra e determinação dos vaqueiros e agricultores que trabalham diariamente pela suas famílias e pelo município.

O momento teve início no bairro Trizidela, onde os vaqueiros com seus cavalos se reuniram com muito entusiasmo logo no início da manhã. Por lá, foi servido um café da manhã para todos os presentes.

Em seguida, todos seguiram pelas principais ruas e avenidas da cidade em cavalgada até a Paróquia de Santa Ana. Os aboiadores Zé Sousa, Laninho e Muderno Locutor animaram o trajeto com rimas e entoadas. O momento foi prestigiado por toda a população que registrou a passagem da vaqueirama.

Chegando na Igreja Matriz, o jovem Luiz Augusto se apresentou com um poema intitulado como “Monsenhor do meu povão”. Após, Yann Costa entoou a canção “A filha mais nova do patrão”. Populares que acompanhavam a cavalgada viram e aplaudiram as apresentações.

Luiz Augusto
Yann Costa

A celebração pelo vaqueiro e agricultor foi conduzida pela pároco local, o padre Antônio Mendes. Por lá, foi realizada a benção aos vaqueiros, em intercessão pela bravura e história de muitas lutas. Ao vaqueiro Pedro Neném e para agricultora Anunciada, foram dados alimentos produzidos no município.

Um almoço foi servido para todos os participantes no Centro de Convivência do Idoso (CCI) ao meio-dia. Na sequência, uma grande festa foi animada por Dadá dos Teclados, Mariozan Rocha e Diego Forrozeiro, no poliesportivo do bairro Cohab. Brindes também foram sorteados aos vaqueiros e agricultores.

Falas

Em entrevista, o prefeito Djalma Policarpo enfatizou a valorização pela cultura aos vaqueiros e agricultores de Monsenhor Hipólito.

“Esse é um momento ímpar na vida do povo de Monsenhor Hipólito, que depois que assumimos demos uma ênfase a essa festa. Além disso, a valorização que estamos dando, com 1.139 agricultores que estão recebendo o Garantia-Safra e injetando 1 milhão e meio na economia local. A culminância com essa festa maravilhosa que tem a participação efetiva de cada um no nosso evento, porque todos sabem da valorização que temos pelo agricultor e vaqueiro de Monsenhor Hipólito”, destacou o gestor.

A secretária de Agricultura, Dinorá, deu boas-vindas aos participantes.

“Sejam todos bem-vindos a nossa festa. Quero agradecer ao nosso querido prefeito Djalma, pela belíssima festa que vem fazendo. Se Deus quiser, no ano que vem estaremos aqui novamente para valorizar mais ainda os vaqueiros e agricultores da nossa cidade. Muito obrigada”, falou.

O aboiador Leninho é de Bodocó, no Pernambuco, e parabenizou a gestão municipal pela realização do evento.

“Quero dizer que estou muito feliz pela realização desse evento que atrai a vaqueirama de toda região. Fiquei mais feliz ainda em ouvir a alvorada, onde às 04h já tinha carro de som tocando entoadas na cidade. Tudo muito maravilhoso, fica a desejar para o nosso Pernambuco. Parabéns prefeito Djalma e parabéns Monsenhor Hipólito”, agradeceu.

Aos 80 anos, Seu Francisco participa desde o início da tradição e conta o que achou da homenagem deste ano.

“Muito boa. Desde o começo que eu acompanho e cada vez se torna melhor. ‘Nós’ acha bom a brincadeira de corrida de gado, do campo. A gente topa tudo”, disse.

Veja mais imagens;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS