Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Vereador Bernardino solicita rede de distribuição de água para comunidade e o cadastramento de agricultores

Publicado

em

A Câmara Municipal de Belém do Piauí realizou, na tarde desta sexta-feira, 10 de maio, a 70ª sessão ordinária da atual legislatura. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Bernardino Geraldo de Carvalho e contou, também, com as presenças de outros sete parlamentares.

Na sessão, o plenário apreciou três matérias, sendo dois Requerimentos e duas Indicações. O presidente da mesa diretora da Casa, vereador Bernardino, foi o propositor de duas destas, em que pleiteou melhorias para o município e a população.

Na Indicação, direcionada ao Governo Municipal, o parlamentar solicitou a instalação de sistema com rede de distribuição de água na comunidade Lagoa Grande, zona rural do município.

Bernardino salientou que a água é um recurso vital para o ser humano, essencial para a saúde, higiene e bem-estar de toda a sociedade.

“A instalação de um sistema de distribuição de água representa um compromisso com a qualidade de vida e a melhoria das condições de vida dessa comunidade. […] Esse sistema proporciona uma alternativa muito mais confiável e conveniente em comparação com a busca por água em fontes naturais, muitas vezes sujeitas a contaminações e desperdício.”, disse.

Publicidade

Segundo o autor, com a água encanada, as famílias podem atender suas necessidades diárias de consumo, como cozinhar, limpar e manter a higiene pessoal, o que contribui para a prevenção de doenças e a promoção de uma vida saudável.

“Sabemos da expertise e comprometimento do executivo municipal em garantir o acesso à água potável a todas as comunidades do município, pois são elementos essenciais para a concretização de uma administração comprometida com o bem-estar do seu povo.”, pontuou o vereador.

Conforme a Indicação, as redes de distribuição da água seriam implantadas a partir de dois poços, o de “Sinhozinho” e do poço de “Chico Louro”.

Em outro pleito, por meio de Requerimento direcionado à Prefeitura de Belém do Piauí e as Secretarias Municipais de Agricultura e Assistência Social, o vereador solicitou que dosse realizado o cadastramento de todos os agricultores do município com idade entre 35 e 45 anos, para fins de reconhecimento da atividade rural perante ao INSS.

Na justificativa, o autor do Requerimento salientou que a aposentadoria rural por idade é concedida aos trabalhadores que exerceram atividades rurais em regime de economia familiar e que tenham cumprido todos os requisitos exigidos, e um banco de dados de agricultores pode ser utilizada como uma das formas de comprovação das atividades rurais.

Ambas as matérias foram votadas e aprovada pelo plenário e serão encaminhadas ao Poder Executivo Municipal. Além do autor, também estiveram presentes na sessão os vereadores Francisco Zacarias (Burenga), Mércia Carolina, Cristiana Carvalho, Ildmar Granja, Epifânio Olegário, Kalebe Pedro e Francisco Felipe (Cicisso).

Publicidade

Veja fotos da sessão

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS