Connect with us

Padre Marcos

Padre Marcos promove 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef e apresenta metas alcançadas

Publicado

em

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Padre Marcos realizou na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef – edição 2021\2024.

O Fórum aconteceu no Centro Social Urbano, realizado em parceria com a Prefeitura de Padre Marcos, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

O 2º Fórum tem como objetivo de avaliar, os resultados alcançados pelo município por meio do Plano de Ação Municipal, elaborado e aprovado no 1º Fórum Comunitário. Além de dialogar sobre os direitos de meninas e meninos do município.  

O evento contou com a participação do prefeito Valdinar Silva, da primeira-dama, Edilene Macedo, do vice-prefeito Valdo Benedito, da articuladora do Selo, Gorete Leal, do presidente do CMDCA, Anatálio Silva, vereadores e secretários municipais.

Durante o Fórum, foi apresentado o esforço conjunto para a promoção e fortalecimento das políticas municipais de garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes com ênfase na entrega das atividades dos sete resultados sistêmicos, bem como seus respectivos indicadores de impactos sociais e no eixo de participação social e gestão por resultados.

O presidente do CMDCA, Anatálio Silva, ao abrir o Fórum Comunitário frisou que o mesmo  é um momento de avaliação das ações realizadas durante o período de 2021\2024, quando expressou seus agradecimentos a Equipe Intersetorial pelo trabalho realizado.

O prefeito Valdinar Silva, em seu discurso, relatou sobre as ações realizadas pelas Secretarias, discorrendo sobre as dificuldades e os desafios superados, enfatizando o trabalho intersetorial entre as pastas como essencial no desenvolvimento das atividades e metas alcançadas pelo município.  

O gestor pontou que Padre Marcos estar entre os municípios aptos ao Selo, e assim garantindo políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.  “Quando aderimos ao Selo em 2021, eram 80 municípios, atualmente, apenas 28 permanecem no páreo para serem certificados e Padre Marcos está entres eles. Então isso é muito bom, significa dizer que as políticas em prol de nossas crianças e adolescentes estão sendo garantidas, além de dar visibilidade ao nosso município […]. Foram várias ações que o município realizou nesses últimos três anos e quatro meses, e esse Fórum sela as atividades e reafirma que nossas crianças se desenvolvem na sua integralidade”, disse.

A articuladora do Selo no município, Gorete Leal, disse que o Fórum finaliza as atividades do Selo, mas não a política de garantia dos direitos na criança e do adolescente.  “O Selo conduz, orienta, traz aos municípios o que deve ser feito, que muitas fica despercebido. O município desenvolve uma ação, não para ganhar o Selo, mas porque existe uma política para garantir os direitos, melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, e o Unicef apenas incentiva com uma certificação. Então todas as ações que são feitas, são políticas de cada Secretaria, que trabalha diretamente com esse público”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_5859-1.jpg

Ainda segundo Gorete, para facilitar o desenvolvimento das políticas, o Selo trouxe um novo modelo, onde cada Secretaria tem um mobilizador, destacando o trabalho realizado pelo secretário de Educação, Eraldo Gomes.

“Saímos do zero para um índice que é referência. Não era uma Secretaria que tinha um índice baixo, o índice nem aparecia, o município nem chegava a ser avaliado.  Daí o Eraldo assumiu a pasta e conseguiu desenvolver um grande trabalho, se tornou um verdadeiro líder diante de todas as dificuldades, e a Educação de Padre Marcos, hoje, é referência no estado do Piauí. Isso quer dizer que todas as políticas estão sendo garantidas”, afirmou ela, sob muitos aplausos.

Publicidade

O ponto alto do evento, foi a apresentação do diagnóstico conduzido pelos mobilizadores. As ações do Nuca, que tem como mobilizadora, Ana Meire Macedo, feito pela adolescente Isadora Macedo. Os secretários municipais Thuanny Mikaella e Eraldo Gomes e a coordenadora da Atenção Básica, Janaína Alencar, apresentaram os resultados da Assistência Social, Educação e Saúde, respectivamente.

No decorrer das explanações, os mobilizadores apresentaram as principais ações realizadas em relação aos eixos sistêmicos, durante o período de 2021\2024, demostrando, de forma detalhada, que as metas foram todas alcançadas.  

Na oportunidade, foi aberto um espaço de diálogo, para esclarecimentos de dúvidas, bem como fazer sugestões.  

Também estiveram presentes, as secretárias Municipais Lucicleide Dias (Assistência Social), Maria Lúcia Silva (Saúde), a engenheira civil Williane Kelly, os vereadores Bonifácio Dias e Geydson Macedo, comandante do GPM, Emerson Borges, o NUCA, Conselho Tutelar e demais funcionários das pastas e a sociedade civil.  

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS