Connect with us

Bocaina

Gestão do prefeito Erivelto garante tratamento gratuito de catarata para pacientes de Bocaina

Publicado

em

Graças aos esforços da Prefeitura Municipal de Bocaina na gestão do prefeito Erivelto de Sá Barros, pacientes do município estão sendo contemplados com tratamento de catarata totalmente gratuito na Policlínica de Picos. A ação se dá graças a parceria da gestão municipal com o Governo do Estado.

O prefeito Erivelto Barros declarou que essa é uma causa abraçada pela gestão em prol do povo de Bocaina. “De grande importância essa ação e nós da gestão em Bocaina não poderíamos ficar de fora. Esse mutirão vai dar oportunidade para as pessoas que estão em tratamento, seja eles com suspeita de catarata ou que já realizaram em um olho e precisam dar continuidade para o outro olho. Então é com muito prazer que a gestão da nossa querida Bocaina se empenha nessa ação em parceria com o governo do Piauí”, declarou o chefe do Poder Executivo.

Estão inscritas para a triagem – exames e consultas – no mutirão de cataratas, 83 vagas para Bocaina, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Parte deles estiveram nesta segunda-feira, 06 de maio, acompanhados pela técnica de enfermagem, Deane Rocha. Pacientes de Bocaina estarão também nesta terça (07), e nos dias 09 e 11 de maio.

O mutirão de cataratas acontece desde o último dia (03) e prossegue até o dia 11, na Policlínica em Picos. Essa é a primeira etapa – triagem – do tratamento para os pacientes de 26 municípios da região de Picos que compõem o Território do Vale do Guaribas conforme destacou a coordenadora da Policlínica, Thalita Albano.

A segunda etapa será a realização das cirurgias no período de 19 a 28 de maio no Hospital Regional Justino Luz.

O secretário de saúde de Bocaina Iomar Barros, destacou que a ação é de grande importância e que a gestão municipal do prefeito Erivelto tem essa preocupação com os bocainenses.

“Através da prefeitura, a secretaria de saúde está empenhada em fazer o acompanhamento desses pacientes dando todo o suporte necessário. O tratamento de catarata proporciona uma maior qualidade de vida, uma vez que pacientes tendem a fazer de forma gratuita”, destacou Iomar. “O paciente já sai com a data da cirurgia”, acrescentou o secretário de Saúde.

A catarata é uma doença dos olhos em que a visão fica opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados.

Dentre os sintomas estão: visão nublada, sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler, e quando a visão noturna torna-se mais fraca e as cores tornam-se amareladas.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS