Connect with us

Ipiranga do Piauí

Prefeitura de Ipiranga do Piauí desenvolve o projeto ‘Promovendo Cidadania nas Comunidades’

Publicado

em

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início nesta quarta-feira, 17 de abril, ao projeto “Promovendo Cidadania nas Comunidades”.

A primeira ação do projeto foi desenvolvida na Quadra Poliesportiva João Veloso, contemplando os moradores da localidade Brejo da Fortaleza.

Na ocasião, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Programa Criança Feliz, conselheiros tutelares e representante do Hospital de Pequeno Porte (HPP) do município, estiveram ofertando serviços para toda a população da comunidade.

O projeto tem como objetivo levar pra mais perto das pessoas serviços de Proteção Social Básica e Especializada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), contemplando áreas de vulnerabilidade e risco social das diversas comunidades da zona rural.

Para a execução dos serviços está sendo disponibilizada uma equipe multiprofissional que leva orientações dos serviços de ações coletivas e atendimentos individualizados visando uma melhor qualidade de vida das pessoas da comunidade.

Em todas as comunidades, o projeto irá oferecer a atualização, consulta e orientações a respeito do Cadastro único/Bolsa Família; atualização de tarifa social/baixa renda; emissão de carteira do idoso intermunicipal e interestadual; emissão do ID jovem; solicitação via formulário de Passe Livre Intermunicipal/Interestadual e Carteira do Autista.

Também serão ofertados orientações e agendamento de solicitação para BPC/LOAS; solicitação do Registro Geral; oficina de pintura e incentivo à leitura, orientações Jurídicas, atendimentos com assistente social e psicóloga; orientações a respeito dos direitos e deveres da criança e do adolescente, e ainda, aferição de pressão arterial e testes de índice glicêmico.

A secretária de Assistência Social, Iolita Ramos, falou sobre a importância do projeto. “Esse projeto tem como objetivo a descentralização das ações, buscando atender todas as comunidades do município. É de grande importância porque haverá interação entre a população e também entre a equipe. Então, é um trabalho coletivo e que conta com o total apoio do prefeito Elvis Ramos. Fomos muito bem recebidas pela comunidade que serão contempladas com os serviços”, disse a secretária.

Secretária Iolita na entrega de Carteira do Idoso

A moradora do Brejo da Fortaleza, Maria de Jesus, destacou a alegria pela realização do projeto. “É um momento muito importante porque têm muitas pessoas que não tem disponibilidade para se deslocar até a cidade e estão tendo a oportunidade de ter acesso a esses serviços aqui mesmo onde moramos. Eu estou muito feliz com a ação e grata a iniciativa de Prefeitura”, disse a moradora.

Publicidade

Maria de Jesus

Já Luciano Santos, também morador da comunidade, destacou positivamente a ação, uma vez que, segundo ele, os moradores recebem os atendimentos sem nenhum custo. “Estamos todos felizes com esta ação”, finalizou.

Luciano Santos

Além da secretária Iolita Ramos, estiveram presentes as coordenadoras do CRAS, Cleudiana Santos; do CREAS, Maria Antônia, do SCFV, Roniel Alves, a supervisora do Criança Feliz, Chaline Soares; o psicóloga Evilásio Moura, conselheiros tutelares e equipes.

Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS