GERAL

Estudantes ocupam Reitoria da UFPI e protestam contra PEC 241

Publicado

em

Estudantes ocuparam a Reitoria da Universidade Federal do Piauí nesta terça-feira (18), para denunciar casos de violência envolvendo a equipe de segurança no campus.Os manifestantes estão pedindo ainda que a universidade se posicione contra as consequências da PEC 241, que inclui corte de verbas do Governo Federal para a Educação.

Segundo informações do DCE, os estudantes estariam indignados com a atitude do reitor Arimatéia Dantas, que pintou os muros da UFPI, apagando algumas das pichações. Eles afirmam ser uma “administração higienista”.

“Depois de mais uma caso de abuso de autoridade da Segurança da Universidade Federal do Piauí ocorrido no dia 06 de Outubro, onde alunos do primeiro perído de Artes Visuais foram apreendidos e levados algemados para a Central de Flagrantes por causa de um pixo no Centro de Tecnologia, nós, estudantes sentimos a necessidade de discutir sobre a segurança que temos na Universidade”, diz uma nota divulgada pelo DCE no Facebook.

A ocupação, que começou por volta de 10h30, não tem previsão para acabar, mas por volta das 14h será realizada uma assembleia para concluir as definições sobre o que foi discutido.

“Nós iremos continuar com a ocupação até que a reitoria se posicione sobre as nossa reivindicações. Iremos fazer uma carta contendo todas essas reivindicações para que o reitor assine e se comprometa conosco”, afirma o diretor de planejamento do DCE, Hector Martins.

Publicidade

O que acontece com a Educação se a PEC for aprovada?

Em 2017, a regra atual será mantida. Os 18% da receita líquida da União irão para a Educação. A mudança ocorrerá a partir de 2018. A regra que passa a valer, então, será o investimento do mesmo valor de 2017 corrigido pela inflação, medida pelo IPCA (o governo projeta inflação de 4,8% para 2017. O mercado financeiro projeta 5,1%). Essa norma passa a valer até 2026, e, se não for alterada então, até 2036. Para o caso da Educação, assim como ocorre com a Saúde, esse valor representa o mínimo obrigatório. O governo pode decidir investir mais nessas duas áreas. Para isso, terá de diminuir o orçamento de outros setores, pois o teto de gasto total do governo federal (sempre o gasto do ano anterior corrigido pela inflação) deverá ser respeitado.

Paralisação

Movimentos sindicais do Piauí estão reunidos nesta quarta-feira (18) para decidir sobre uma greve geral, em protesto a PEC 241, além de outras reivindicações. O Instituto Federal do Piauí (IFPI) já anunciou esta manhã desta a paralisação dos docentes a partir de segunda-feira (24), data marcada para a votação da Proposta de Emenda à Constituição.

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcespi) comunicou, também, a realização de uma assembleia na nesta terça-feira (18), com o intuito de tratar a adesão de possível greve que envolve a classe trabalhadora em todo o país. Dentre as categorias, deve paralisar os funcionários do transporte público, da construção civil, ferroviários, professores, e etc.

Mais manifestações

Publicidade

No Piauí, manifestação contra a PEC 241 já foram realizada. Na última sexta-feira (14), dezenas de estudantes e servidores públicos saíram às ruas de São Raimundo Nonato em protesto. Universitários do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do Instituto Federal de Educação (IFPI), estudantes secundaristas da região e membros do Sindicato dos Servidores Municipais manifestaram contra a proposta.

Policiais Civis

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí, Constantino Júnior afirmou nesta terça-feira (18), que os 1,6 mil policiais piauienses também devem aderir à paralisação. Eles estão apenas esperando aprovação pelo Fórum das Entidades Estaduais.

“Somos contra. Não podemos pagar essa conta. Não fomos nós quem roubamos o país. Foram os políticos que nos meteram nessa crise, pois que eles paguem a conta, não a sociedade”, defende Constantino Júnior, dizendo que vai defender a paralisação na diretoria de seu sindicato e na assembleia da categoria.

Portal AZ

Publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile