Belém do Piauí

BELÉM: Secretaria de Educação entrega bicicletas e leva ensino integral a 550 alunos

Publicado

em

O ano de 2014 promete ser promissor para a educação no município de Belém do Piauí. Dois novos programas implantados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, em parceria com os Governos Estadual e Federal, já beneficiam alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

Um deles é o programa Pedala Piauí, que veio para reforçar o transporte escolar e garantir o acesso dos alunos às escolas. Um total de 186 bicicletas foram distribuídas para os alunos que residem distante das escolas ou dos pontos de partida dos veículos do transporte escolar. Destas, 160 para alunos da Rede Municipal, e outras 26 para alunos da Rede Estadual.

Na solenidade do Pedala Piauí no município, a prefeita Débora Carvalho falou da importância do Programa para o fortalecimento da Educação. “Essas bicicletas vão diminuir a distância das escolas, facilitando e garantindo a frequência dos estudantes na sala de aula todos os dias letivos da semana, favorecendo, portanto, a aprendizagem e o rendimento escolar”, disse.

Outra importante ação da gestão é a implantação do Ensino Integral, através do programa o Mais Educação, uma estratégia do Ministério da Educação que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas.

De acordo com o Plano de Atendimento Geral Consolidado, o programa será implantado, inicialmente, em três escolas – José de Moura Leal e Monte Sinai, na sede, e Antônio de Sousa Alencar, no povoado Vista Bela. Cerca de 550 estudantes estão inseridos no programa piloto.

Publicidade

Francisco Antônio, secretário municipal de Educação

“Além das atividades da aula normal, no turno complementar, os alunos tem o acompanhamento pedagógico, com aulas de reforço escolar, além de outras atividades de esporte e lazer, comunicação e uso de mídias, cultura digital e tecnologia, cultura, artes e a educação patrimonial”, explicou o secretário.

Para o gestor, uma grande conquista para a educação  e para o município. “Cremos que, com essa nova modalidade, nós teremos um num curto espaço de tempo alunos mais aperfeiçoados”, disse. O principal alvo são os alunos que tem dificuldades, provenientes do ensino multisseriado e que chegam às séries finais do Ensino Fundamental com dificuldade. O Mais Educação vem para fortalecer.  Dados apontam que o ensino em dois turnos melhora muito o aprendizado das crianças e dos adolescentes. Além disso, a criança vai passar parte do dia na escola, bem cuidada e orientada, o que é uma tranquilidade para toda a família”, pontuou Francisco Antônio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile