Francisco Macêdo

Educação de Francisco Macedo distribui 586 kits de merenda escolar para famílias de alunos

Publicado

em

A Secretaria de Educação do município de Francisco Macedo distribuiu nos dias 13 e 14 de maio (quarta e quinta-feira) os gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os kits são destinados para alunos matriculados na rede municipal de Educação que estão com aulas suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Na segunda etapa foram distribuídos 586 kits de alimentação da merenda escolar. A primeira etapa aconteceu nos dias 08 e 09 de abril.

A equipe da Secretaria de Educação organizou cronograma para entrega dos alimentos com intuito de evitar aglomeração.

Na quarta-feira dia 13, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h a Escola Eleuza Maria de Alencar distribuiu os alimentos para alunos do 6º e 7º ano.

Na mesma data a Unidade Escolar Escola Joaquim Antônio de Carvalho Neco distribuiu os alimentos para alunos do 1º, 2º, e 3º ano, nos dois horários e, a Unidade Escolar Proinfância Ananias Maria da Alencar entregou durante manhã e tarde.

Publicidade

Na quinta-feira dia 14, a Unidade Escolar Eleuza Maria de Alencar prosseguiu com a entrega dos alimentos para os alunos do 8º e 9º nono ano. A Unidade Escolar Joaquim Antão de Carvalho Neco distribuiu para os pais e/ou responsáveis de alunos do 4º e 5º ano, nos dois períodos.

A Proinfância Ananias Maria de Alencar também seguiu o cronograma distribuindo durante manhã e tarde. No povoado Retiro, na zona rural, a Unidade Escolar Abílio José de Almeida também fez a entrega durante manhã e tarde.

Os alunos da Educação para Jovens e Adultos na modalidade EJA maiores de 18 anos também foram contemplados com os kits alimentares.

Obedecendo os critérios do FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a entrega dos kits de merenda, foram para pais, mães ou responsável – podendo ser irmão do aluno maior de 18 anos que mora na mesma casa.

Para receber os kits foi obrigatório apresentar documentos de identificação como RG, CPF e também o uso de máscaras.

A nutricionista Aurileia Paiva, esteve acompanhando, ajudando e orientando no processo de distribuição dos kits em todas as escolas.

Publicidade

“Pude perceber a felicidade de cada mãe e pai na hora do recebimento. Foi feita a entrega de um kit alimentar para cada aluno matriculado nas escolas municipais”, revelou.

Imagem de arquivo

De acordo com a nutricionista, cada kit continha 01 kg de arroz, 01 kg de feijão, 01 pacote de macarrão, 01 pacote de leite, 01 pacote de biscoito, 01 unidade de óleo, 03 unidades de flocão, 01 kg de peito de frango e 01 kg de batata doce.

“A entrega seguiu todas orientações do FNDE em relação a quantidade de macro e micronutrientes que cada aluno precisa para suprir às necessidades nutricionais”, completou Aurileia.

O secretário de Educação, Virgílio Alencar, agradeceu a toda equipe da Secretaria de Educação que esteve envolvida no processo de distribuição.

Imagem de arquivo / Cidades Na Net

“Agradeço aos professores, merendeiras, vigias, secretários de escolas, zeladores e de modo geral aos que compõem a equipe da secretaria e que se doaram nesse momento de calamidade na saúde pública por conta da pandemia do Covid-19. Tivemos grande prazer em distribuir os kits de alimentos. Assim vai favorecer os familiares de nossos alunos. Agradeço ao conselho do CAE que esteve presente, bem como ao Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, a nutricionista da Educação”, agradeceu o secretário.

Publicidade

Diretores

Sobre o período de crise por conta da pandemia que resultou com a suspensão das aulas e a distribuição dos kits de merenda escolar, a diretora da Unidade Escolar Joaquim Antão de Carvalho Neco, Eliene Carvalho, externou sentimento de felicidade em saber que a entrega dos alimentos vai auxiliar muito na alimentação dos alunos.

Imagem de arquivo

“Estou muito feliz com a inciativa diante da pandemia que estamos vivendo. Sei que não é suficiente, mas ameniza a situação de quem realmente está passando por este momento tão difícil. Foram distribuídas mais de 570 cestas e para mim é motivo de muita felicidade”, revelou a diretora.

Para o diretor da Unidade Escolar Eleuza Maria de Alencar, Lindomar, transcorreu de forma normal.

Imagem de arquivo

“Ocorreu tudo normal, seguindo as orientações da saúde e com o comparecimento de todos os pais e responsáveis”, comentou.

Publicidade

Maria Lucimar de Carvalho que dirige a escola Abilio José de Almeida, no povoado Retiro, deixou uma mensagem de esperança para o mundo.

Arquivo Cidades Na Net

“Nunca vimos uma pandemia como essa. Isso me deixa triste, mas ao mesmo tempo eu penso que nossas orações e obediência podem mudar a história da humanidade. Nós como cristãos temos que pensar mais no próximo e deixarmos de ser egoístas […] São louváveis essas tomadas de decisão que nossos governantes e os gestores em geral estão fazendo. Essa distribuição alivia muito. Agradeço a Deus por isso”, recomendou a diretora Lucimar.

A diretora da Proinfância Ananias Maria de Alencar, Iseita Alencar, também enviou mensagem de esperança para as pessoas e avaliou como positivo a ação.

“É uma forma maravilhosa de levar a merenda como ajuda aos pais das crianças matriculadas. É uma ação muito bem-vinda e muito louvável. Não houve tumulto e foi muito bem organizado, dividido por escola. Foi maravilhoso”, disse a diretora.

A entrega dos alimentos segue de acordo com a Lei nº 13.987 de 07/04/2020 que garante a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes que tiveram as aulas da rede pública suspensas.

Publicidade

Conteúdo Relacionado: Dirigentes da Educação de Francisco Macedo tratam sobre distribuição de kits da merenda escolar

Merenda escolar é distribuída para famílias de alunos mais carentes de Francisco Macedo


Veja abaixo as fotos da entrega dos alimentos nas escolas


Distribuição de alimentos na Unidade Escolar Joaquim Antão de Carvalho Neco e Eleuza Maria de Alencar


Entrega na Unidade Escolar Proinfância Ananias Maria de Alencar


Distribuição dos alimentos na Unidade Escolar Abílio José de Almeida no povoado Retiro

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile