Francisco Macêdo

Terceiro dia de formações da Jornada Pedagógica em Francisco Macedo trata sobre inclusão social

Publicado

em

A educação de Francisco Macedo segue preparando seus profissionais para o segundo semestre do ano letivo de 2023, e para isso, vem sendo realizado formações no âmbito educacional.

Neste sentido, a Prefeitura Municipal, na administração do prefeito Adeílson Carvalho, o Novim, através da Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira (03), o terceiro dia de preparações referentes à II Jornada Pedagógica.

O evento principal foi uma palestra com o tema “Inclusão Escolar: conceitos e práticas que fazem a diferença”, ministrada pela psicopedagoga Cosma Cândida. O momento aconteceu no prédio da Unidade Escolar Joaquim Antão de Carvalho e teve como público-alvo, gestores, professores e auxiliares de turma.

A temática tratou a inclusão social de alunos que possuem deficiências atípicas. A palestra se transformou em uma verdadeira roda de conversa, onde todos puderam contar experiências, sanar dúvidas e expandir os seus horizontes sobre como agir em situações com estudantes que têm necessidades especiais.

A palestrante, Cosma, já trabalha na educação de Francisco Macedo realizando acompanhamentos aos alunos com déficit de aprendizagem e visitas às Unidades Escolares: Creche Ananias Maria de Alencar, Abílio José de Almeida, Joaquim Antão de Carvalho e Eleúza Maria de Alencar.

Em seguida, os professores e gestores das Escolas Joaquim Antão de Carvalho e Eleúza Maria de Alencar se reuniram para fazer os planejamentos das respectivas unidades. Na parte da tarde, a Creche Ananias Maria de Alencar e a escola Abílio José de Almeida também realizaram reuniões para planejar o novo semestre letivo.

Falas

A secretária de Educação, Reneuda Maria, destaca o empenho da educação municipal sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais.

“A Palestra de hoje teve o tema “Inclusão Escolar: conceitos e práticas que fazem a diferença”. Já foi de acordo com às necessidades dos profissionais da educação que pediram socorro, pois a gente está com muitas crianças com deficits, algumas de fato especiais com laudos que precisam de uma atenção específica. A gente já tinha conseguido fechar parceria com a psicopedagoga Cosma Cândida, a gente organizou essa palestra com o intuito de melhorar o trabalho e resultado, para que venham estratégias ainda melhores para o atendimento da inclusão para com os nossos alunos que precisam de inclusão. A gente têm buscado comprar materiais pedagógicos como esses que foram expostos aqui, para que de fato a gente venha alcançar resultados com esses alunos e satisfazer as necessidades de cada um”, disse.

A palestrante Cosma Cândida conta a estrutura que a educação de Francisco Macedo tem para ser trabalhada a inclusão social.

Publicidade

“Estou como Psicopedagoga Instrutucional e Clínica, fazendo a parte Clínica com os alunos laudados e alguns que estão em investigação. Adentrei também na parte pedagógica, fazendo acompanhamento dos professores e da dupla gestora. Estamos buscando a potencialização para a aprendizagem dos nossos educadores e também tornar cada vez mais as escolas do município inclusivas, pois já temos recursos, temos uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foi feita a aquisição vários jogos e materiais pedagógicos que irão ser usados também para o público da Educação Especial. E nesta manhã foi trabalhado a adaptação do currículo para melhor atender a necessidade dos nossos alunos com algum tipo de deficiência que pode ser um transtorno de aprendizagem ou um transtorno global”, explicou Cosma.

A formadora do PPAIC e secretária escolar, Seomaria Lima, destacou sobre a importância desta palestra.

“Essa Palestra é muito importante, pois essa questão da inclusão social tem sido bastante debatida em sala de aula, porque a gente vê no dia a dia a questão ainda da exclusão. Isto não pode acontecer, pois a criança ela não pede para nascer com algum problema. Como na palestra foi falado, tanto a família deve estar presente quanto a escola. A gente tem que saber lidar com os problemas, temos que buscar solução para que as crianças no futuro venham melhorar e entender que ela não é um problema, ela é vista muitas vezes como um problema, mas ela não é. E que ela tenha os direitos de frequentar a escola e os lugares também. Hoje, essa palestra foi importante para que nós professores venhamos ter um entendimento e para que venhamos buscar a cada dia mais uma solução para os tais problemas”, destacou.

____________________

MATÉRIAS RELACIONADAS

FRANCISCO MACEDO | Educação abre 2º semestre letivo com palestras e oficinas

Em Francisco Macedo, 2º dia da Jornada Pedagógica é marcado por palestra sobre inteligência emocional; fotos

Publicidade

____________________

Imagens;

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile