Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Educação abre 2º semestre letivo com palestras e oficinas

Publicado

em

Nesta terça-feira (01), foi realizada a abertura da II Jornada Pedagógica em Francisco Macedo, promovida pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Adeílson Carvalho, através da Secretaria Municipal de Educação.

O evento aconteceu na sede da Secretaria de Educação e teve como público-alvo os motoristas e monitores de ônibus escolares da Rede Municipal de Ensino.

A programação teve início em torno das 08h20min com uma palestra ministrada pelo técnico de Controle Interno, Murilo Alencar. Em seguida, a secretária de Educação, Reneuda Maria, deu continuidade.

Em entrevista, Murilo Alencar, comentou sobre o que foi abordado na palestra.

“Foi abordado sobre o Sistema Eletrônico de Transporte Escolar (SETE), um sistema que a gente organiza todo transporte escolar do município, questões de rota, cadastros dos motoristas, usuários do transporte, que no caso são os alunos da zona rural. Também foi uma oportunidade para tratar da Lei 210/2017, que rege a questão da operacionalização do transporte escolar no âmbito municipal. Então, foi abordado os direitos e deveres dos motoristas, dos usuários, como organizar as rotas, as medidas de segurança que devem ser adotadas para que os alunos possam chegar aqui e ir para casa da forma mais segura possível. Foi uma oportunidade de trocar ideias com os motoristas e monitores, que são os responsáveis pelo transporte escolar na parte prática, onde eles apresentaram problemas e a gente buscou soluções”, afirmou.

A secretária de Educação, Reneuda Maria, ressaltou a importância da II Jornada Pedagógica para os profissionais e sobre os assuntos destacados na palestra.

Publicidade

“Nós estamos com expectativas de cada dia evoluir mais. Acredito que as instruções repassadas nesses dias de palestras irá somar para o nosso crescimento. O conhecimento é o que faz melhorar a educação. Hoje, começamos com os motoristas, foi uma reunião proveitosa e participativa. Estamos indo bem, mas podemos melhorar. Foi visto sobre as leis, o Sistema Eletrônico de Transporte Escolar (SETE), também tivemos a presença dos monitores, repassamos conhecimentos para que possamos conduzir bem nosso alunado”, disse a secretária.

Josimar, um dos motoristas do transporte escolar, enfatizou a importância da palestra para desenvolver melhor sua função.

“É muito importante esse momento, porque a gente recebe orientações que acrescentam no nosso conhecimento. Tanto para o alunado como para a gente que é motorista e todas as pessoas que fazem parte, nós recebemos um conforto maior em que a gente vai estar seguro diante da Lei e também no nosso papel, como profissionais, tendo em vista que temos uma responsabilidade grande de conduzir os alunos. Nós acreditamos que através do que está sendo repassado nós vamos ter um avanço com bons resultados pela frente” finalizou.

Luana Macedo, uma das monitoras do transporte escolar, destaca que as palestras são momentos relevantes e de aprendizado.

“Essas palestras estão sendo relevantes para nós, onde recebemos instruções de como podemos desempenhar melhor nossa função. Foi um momento de sanar as dúvidas e também aprendermos como nos comportar no nosso trabalho”, disse.

Tarde

O segundo momento, aconteceu na Creche Ananias Maria de Alencar, sendo realizada uma palestra, com o tema “Oficina de boas práticas”, tendo como público principal diretores, merendeiras e auxiliares de serviços gerais.

O momento foi conduzido pela nutricionista, Auriléia Paiva, que trabalhou sobre higiene, manipulação dos alimentos e uso dos equipamentos de proteção individual.

Publicidade

Erivan é diretor da Unidade Escolar Joaquim Antão de Carvalho. Ele ressalta a importância da palestra.

“É um momento muito importante, em que a gente prepara os auxiliares de serviços gerais, merendeiras, para desenvolverem suas funções com muita eficiência dentro das escolas. Todos os dias nós temos que lidar com um público e por isso precisamos ter os cuidados necessários com nossas crianças”, disse.

A nutricionista Auriléia Paiva destaca sobre a palestra e fala das oficinas realizadas.

“Nós estamos fazendo uma oficina de boas práticas com os funcionários de serviços gerais e merendeiras. Onde a gente sempre procura orientar, para que eles possam desenvolver um bom serviço durante o semestre letivo. O objetivo dessa palestra foi melhorar o que já vem sendo desenvolvido, também entregamos o fardamento para todos os funcionários. Tivemos a participação dos diretores das escolas, que também fazem parte desse projeto, porque assim como os outros funcionários, os diretores também precisam de orientação. E para finalizar, realizamos uma oficina de culinária, testando novas receitas saudáveis, para que possam ser inseridas no cardápio da alimentação escolar”, concluiu.

Compondo a equipe de merendeiras da Unidade Escolar Joaquim Antão de Carvalho, Roane, comenta o que achou do evento.

“Essa palestra é importante e fundamental para nós que trabalhamos como merendeiras. Porque nós adquirimos mais conhecimentos para desempenhar melhor nossas funções”, disse.

Início das aulas

Em Francisco Macedo as aulas iniciam na próxima segunda-feira (07), com cerca de 710 alunos matriculados nas seguintes escolas municipais: Creche Ananias Maria de Alencar, Abílio José de Almeida, Joaquim Antão de Carvalho e Eleuza Maria de Alencar.

Mais imagens;

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS