Connect with us

DESTAQUES

“Tudo que conquistei em 13 anos, acabou em um segundo” diz família que residiu em Pio IX e perdeu tudo no Rio Grande do Sul

Publicado

em


Além de Zenóbio Valentim de Alencar e sua família que está na Rio Grande do Sul enfrentando o terror causado pelas inundações, mais uma família com raízes de Pio IX e do Parambu, no Ceará, enfrentam o drama.

Nesta segunda-feira, 06, o portal Cidades na Net teve contato com a professora Tia Zina que está mobilizando doações para seu irmão Zenóbio, no Rio Grande do Sul.


CONTEÚDO RELACIONADO

Família com raízes em Pio IX relata drama vivido pelas enchentes no Rio Grande do Sul; professora faz campanha para ajudar


Hoje Zenóbio está e um apartamento da filha com mais 19 pessoas. “Estamos esperando que a água baixe. Perdemos tudo e todo mundo perdeu tudo. Não foi só nós”, lamentou.

Publicidade
Família de Zenóbio é retirada em canoa – Foto: Reprodução

Em contato com o Cidades na Net nesta quinta-feira, 09, Antônia Gomes de Oliveira Souza, conhecida popularmente como Verônica Gomes, relatou que são vítimas das inundações em Canoas onde residem e foram para um abrigo, mas hoje estão em casa de amigos na cidade de Esteio. Verônica é conterrânea de Zenóbio.

Verônica morou quase dez anos no Piauí, na região de Pio IX, na conhecida Fazenda Planalto, e mudou-se para o Parambu. Da cidade cearense decidiu migrar para o Sul do Brasil.

Corpo de Bombeiros em rua alagada no Rio Grande do Sul - Foto: Gustavo Mansur/Governo do RS
Corpo de Bombeiros em rua alagada no Rio Grande do Sul – Foto: Gustavo Mansur/Governo do RS

São mais de 60 pessoas descendentes do Piauí que estão no Rio Grande do Sul vivendo o drama causado pela tragédia das enchentes.

“Só da minha família são 41, fora a família do Zenóbio que dá mais de 20”, relatou. “Oh filme de terror. Meu Deus!”, disse Verônica.

Verônica declarou que saíram só com a roupa do corpo. “O povo já deu doação de roupas e de alimentos. Graças a Deus que ele está no controle de tudo e vai dar tudo certo. Tudo que conquistei em treze anos acabou em um segundo. Temos que agradecer a Deus por estar vivos porque ele vai dar força e a gente vai recuperar. Eu creio que a vitória vai ser maior que a perda. Ao Deus que servimos ele tem poder de fazer tudo e temos que ser fieis a Deus na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza. De todo jeito”, declarou com palavras de esperança e fé.

Ajude Verônica e Família

Verônica está precisando de doações e também disponibiliza o PIX (51) 982213950 (Antônia Gomes de Oliveira Souza).

Inundações no RS - Foto: Reprodução
Inundações no RS – Foto: Reprodução

Auricélio Costa reside há 12 anos no Rio Grande do Sul, no municipio de Guaíba. Picoense com familiares em Pio IX e Água Branca, ele, a esposa e os três filhos estão abrigados em uma alojamento improvisado dentro de uma quadra poliesportiva.

No momento das inundações conseguiram sair de casa quando o nível da água estava no pescoço.

Publicidade

“A gente estava em casa e a Defesa Civil avisou que tinha estourado umas barragens, mas a gente não imaginou que a água ia subir tão rápido. Quando vi, a água estava chegando nos fundos. Foi questão de 20 minutos, meia hora, a água já estava entrando dentro de casa. A gente não conseguiu retirar nada e minha preocupação foi retirar a família e deixar tudo para trás porque não tinha mais o que fazer. É uma tristeza. Infelizmente faz parte da vida e agora é erguer a cabeça”, relatou.

Atualizada às 18h

Balanço de Enchentes

De acordo com o relatório da Defesa Civil divulgado às 18h nesta quinta-feira, 09, sobre o balanço das enchentes, são 431 municípios afetados, 68.519 pessoas em abrigos, 327.105 pessoas desalojadas, 1.742.969 afetados, 754 feridos, 134 pessoas desaparecidas, e 107 óbitos.

O relatório é divulgado diariamente às 09h, 12h e 18h.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS