Connect with us

Francisco Macêdo

MAIO LARANJA | Palestra e passeata mobilizam população no combate ao abuso e exploração sexual infantil em Francisco Macedo

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira, 06 de maio, a Prefeitura de Francisco Macedo, através das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar realizou uma palestra alusiva à campanha Maio Laranja.

O evento teve como público alvo os alunos das Escolas Eleúza Maria de Alencar e Maria Neusa de Sousa, bem como as equipes dos órgãos responsáveis pela ação.

Inicialmente, a mesa de honra foi composta pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ester Damares, a coordenadora da Atenção Básica, Everalda Araújo, a presidente do CMDCA, Seomária Júlia, o delegado de Polícia Civil de Jaicós, Marcelo Barreto, o comandante do GPM de Francisco Macedo, Gildemar Alencar, o representante da Secretaria do Estado da Segurança Pública do Piauí, Teleno Nobre, o presidente da Câmara de Vereadores, Domingos Diniz, a controladora interna, Ana Cláudia, e as representantes da Educação e do Conselho Tutelar, Daniela Sousa e Osmarina Silva, respectivamente.

A ação teve como objetivo principal trabalhar a campanha “Não feche os olhos”, com o intuito de trazer orientações acerca do abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, onde foi destacado os números que as vítimas podem ligar, bem como os órgãos que podem recorrer.

Em seu momento de fala, a secretária de Assistência Social, Ester Damares, frisou a importância do encontro.

“O Maio Laranja é uma campanha que a gente reforça as orientações e os cuidados para as famílias no mês de maio, que é o mês de enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Neste ano nós contamos com a equipe da Secretaria do Estado da Segurança para junto com a gente repassar essas informações para a população em casos de violência, nós esperamos que não aconteça, mas se acontecer nós orientamos para que entrem em contato com a polícia, procurem alguém de confiança para falar ou algum órgão público, para que seja resolvido”, explicou.

O coordenador de proteção e direito da criança e do adolescente da Secretaria de Segurança Púbica do Piauí, Teleno Nobre, enfatizou sobre a ação, destacando que o objetivo é incentivar a denúncia.

“Estamos aqui hoje discutindo e trazendo a prevenção através do objeto da denúncia, temos a responsabilidade de está divulgando o Maio Laranja “Não feche os olhos, faça bonito”, em alusão ao 18 de maio. Sabemos que na década de 70 a criança Araceli foi estuprada, violentada, desde então foi levantada a bandeira do 18 de maio, um momento onde a gente alerta porque existe a exploração sexual, o abuso de crianças e adolescentes e a gente não pode fechar os olhos para esse tipo de crime, é um crime que está dentro da família extensiva, nas relações pessoais. Então, a Secretaria de Segurança está indo nos municípios lançar a campanha, fazendo ações, conversando com as equipes das entidades para que de forma integrada a gente consiga garantir o incentivo a denúncia, disque 100, na procura da delegacia ou Conselho Tutelar. Essa proteção garante o direito fundamental da criança no momento que ela está sofrendo e ela pode ser encaminhada a rede de proteção e ser protegida através de uma escuta qualificada, através de políticas voltadas no atendimento da saúde, assistência e educação”, frisou.

O delegado de Polícia Civil da cidade de Jaicós, Marcelo Barreto, também ressaltou a importância do evento e se colocou à disposição para orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Estamos aqui hoje representando a Polícia Civil do Estado do Piauí, nesse evento que somos mais uma entidade para orientar nesse mês alusivo ao Maio Laranja, onde estamos tratando sobre o abuso e a exploração de crianças e adolescentes. Quero destacar que estamos à disposição para orientar juntos com os demais órgãos para que a gente consiga fazer a proteção mais efetiva nas crianças e adolescentes, dá o acolhimento, para evitar chegar as medidas de polícia que são mais graves, mas por vezes necessárias. É importante que haja essas orientações para a prevenção, mas se houver casos estamos preparados e tomaremos as medidas cabíveis”, ressaltou.

Passeata

Após a palestra, também houve uma passeata pelas ruas da cidade, onde os participantes levaram cartazes e panfletos educativos, como forma de sensibilizar à população sobre a causa.

Maio Laranja

A data, dia 18, celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi instituída pela Lei Federal (Lei 9970/2000) para sensibilizar a importância e a necessidade de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes na sociedade.

Publicidade

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS