Connect with us

Vila Nova do Piauí

Mobilização da campanha Maio Laranja aborda o enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes em Vila Nova

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, em uma ação conjunta com as Secretarias Municipais, o CMDCA, Conselho Tutelar e representantes da Diretoria de Defesa Social da Secretaria de Estado da Segurança Pública, promoveu uma blitz educativa com o tema “Não Feche os Olhos”, em alusão a campanha Maio Laranja.

A ação aconteceu na tarde desta terça-feira, 07 de maio, no centro da cidade, onde foi trabalhado o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Na oportunidade, alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino do município participaram da mobilização.

Como forma de trabalhar a temática, panfletos foram distribuídos e orientações repassadas sobre o enfrentamento a violação sexual do público infanto-juvenil, destacando-se as maneiras de prevenção e caminhos a serem seguidos em casos de denúncia.

Representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública, estiveram presentes a gerente de Proteção aos Grupos Vulneráveis, Paula de Moura; a assessora técnica em Psicologia, Emanuelle Leal; e a coordenadora de Proteção aos LGBT, Leona Osternes.

Em seu momento de fala, a assistente social Cleide falou sobre a campanha do Maio Laranja que sempre é realizada n município de Vila Nova.

Cleide Leal

“É um prazer estar aqui com vocês. Como é de costume, o 18 de Maio sempre acontece nos municípios e aqui em Vila Nova não é diferente. Hoje, estamos nessa campanha em combate ao abuso sexual contras as crianças e adolescentes. Sabemos que é de suma importância essa temática e não pode ser esquecida, bem como, não pode ser apenas lembrada neste mês, mas em todos. Esse é um crime que acontece de forma silenciosa e o nosso papel é de zelar pela proteção das crianças e adolescentes”, destacou.

Representando o Conselho Tutelar, Elizangela destacou a importância de denunciar o abuso sexual e citou o app do órgão que está disponível para a população.

Elisangela

“Gostaria e agradecer a todos que estão participando dessa ação. Todos os anos estamos aqui nessa luta e também quero enfatizar a questão da denúncia. Pode fazer a denúncia anônima, nós temos também o aplicativo aqui de Vila Nova que é o “Proteja Vila Nova”, que você acessa o link e poderá fazer a denúncia anônima, colocar fotos e vídeos. A partir daí, essa denúncia vai direto ara o e-mail do Conselho Tutelar. Muito obrigada a todos”, explicou a conselheira.

Em entrevista, a coordenadora de Proteção aos Grupos Vulneráveis, Paula de Moura, comentou da parceria com os municípios para o enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Publicidade
Paula de Moura

“Estamos aqui realizando essa ação no enfrentamento da violação sexual contra crianças e adolescentes. A gente está trabalhando com 44 cidades nesse período de 18 dias e realizamos essa ação hoje onde podemos dialogar e falar sobre as formas de identificação de violência sexual e os canais de denúncia, com apoio aqui da Prefeitura e Secretarias, onde a gente fortalece essa parceria para o enfrentamento a esse tipo de crime”, afirmou.

Elisangela Ramos

Ao final, a missionária da Assembleia de Deus de Vila Nova, Elisangela Ramos, fez uma oração e todos os participantes deram as mãos em gesto de união.

Imagens;

Facebook

MAIS ACESSADAS