MUNICÍPIOS

ITAINÓPOLIS: Devotos sobem ao morro e celebram a festa de Nossa Senhora de Fátima

Publicado

em

[ad#336×280] A Igreja Católica celebra hoje, 13 de maio, a festa de Nossa Senhora de Fátima. Na cidade de Itainópolis, a devoção à có-padroeira é uma tradição mantida há 57 anos. A festa religiosa é uma das maiores do município e reúne, anualmente, centenas de fiéis de toda a região.

Clique aqui e veja todas as fotos!

O dia amanhecia quando a alvorada festiva anunciou a chegada dos devotos à Igreja Matriz. O Ofício dos Louvores à Maria abriu o ciclo de orações. Às 7h, quando uma multidão já ocupava o templo religioso, a imagem de Fátima saiu em procissão até o alto do morro. A longa caminhada serviu de sacrifício para os pagadores de promessa, em sua maioria, vestidos de branco.

No alto do morro, para assistirem a missa solene, devotos tiveram que enfrentar o sol forte. Uma grande estrutura montada para acolher os fiéis, mas não foi suficiente. Embora não seja a festa oficial, pois o padroeiro do município é o Sagrado Coração de Jesus, a festa de Nossa Senhora de Fátima atrai o maior número de fiéis. Além da comunidade local, o município recebe caravanas de vários municípios da região, como Picos, Geminiano, Vera Mendes, Isaías Coelho, Simplício Mendes, Jaicós, Patos, Massapê, Campinas, Conceição do Canindé, e até de outros Estados.

A celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, e concelebrada pelo padre Francisco Feitosa, pároco, foi marcada por demonstrações de fé e devoção. Uma senhora de 58 anos, de nome Maria de Fátima Ibiapina dos Santos, acompanhou toda a missa ajoelhada aos pés da imagem, em agradecimento pelas graças alcançadas – a conquista da casa própria, a saúde e as melhorias vistas no município.

Publicidade

Dona Fátima disse que a devoção a Nossa Senhora de Fátima é uma tradição família, herdada de sua mãe. Seu nome é uma homenagem à santa. Este foi o primeiro que ela assistiu a missa de joelhos, mas prometeu manter o sacrifício enquanto tiver condições.

Após a missa, a multidão desceu o morro em procissão e seguiu cantando louvores pelas ruas da cidade, até a Igreja Matriz, onde foi encerrada a celebração com a bênção do santíssimo sacramento. Após a missa, devotos formaram longas filas para tocarem a imagem da santa e apresentarem seus pedidos, uma tradição da comunidade.

Autoridades políticas e representantes do município estiveram presentes na missa solene de encerramento dos festejos da Virgem de Fátima, dentre as quais o prefeito de Itainópolis, Dr. Paulo Lopes. Quem também prestigiou o evento religioso foi o ex-governador Wilson Martins e os deputados estaduais Tadeu Maia e Nerinho.

O prefeito falou da alegria de poder participar da festa por mais um ano e presenciar manifestações de fé e devoção. “Uma tradição que se mantém viva há 57 anos, que cresce a cada ano que passa. É uma alegria para nós recepcionarmos a comunidade de Itainópolis e da região, pessoas de fé, que fortalecem o turismo religioso, uma vocação do município”, disse. A Prefeitura Municipal é uma importante parceira na realização do evento, disponibilizando toda infraestrutura, com palco, cobertura, banheiros químicos e água.

 

Publicidade

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile