Jaicós

‘Ação NASF’ na feira livre mostra serviços ofertados pela saúde no município de Jaicós

Publicado

em

A Secretária Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio á Saúde da Família – NASF, e em parceria com o Programa Saúde da Família – PSF,   desenvolveu na manhã desta segunda-feira, 04, a “Ação NASF”, com o objetivo de mostrar à população jaicoense  todos os serviços, benefícios e direitos.

A Ação aconteceu na Praça Padre Marcos, em meio à feira livre do município, onde uma equipe de multiprofissional do NASF e PSF,  formados por fisioterapeuta, assistente social, educador físico,  fonoaudiólogo,  nutricionista  e psicólogo, técnicos em enfermagem e enfermeiros, realizaram atendimentos e uma apresentação dos diversos serviços disponíveis à população no município.

Na Ação, inicialmente, as pessoas passaram por uma avaliação, seguido de verificação de pressão arterial e glicemia, feito pelos enfermeiros, e logo após, de acordo com o problema, se constatado, foram encaminhadas ao profissional específico. Por exemplo, as pessoas com hipertensão foram encaminhados para orientações com o nutricionista, os que têm hipertensão, ao fonoaudiólogo, os que têm dificuldades auditiva, além de orientações pela assistência social sobre como adquirir   aparelhos   auditivos, muletas,  cadeiras de rodas, entre outros.

A secretária de Saúde, Luciane Silva, esteve presente na mobilização e ressaltou a importância da mesma. “A Ação NASF visa  mostrar o leque de serviços que o Programa Saúde na Família, junto com o NASF, tem a oferecer à população jaicoense. A verdade é que muitas pessoas ainda não conhecem bem todos os serviços e seus direitos, e é isso que nós estamos levando a eles, a informação, a orientação sobre o que o município oferece, como e onde ter acesso e seus direitos”, disse.

 Segundo a coordenadora do Nasf, a fisioterapeuta, Lucyélize Crisanto  a Ação que  é voltada para toda a população e tem o  intuito de mostrar o trabalho conjunto realizado pelas equipes de saúde, além de incentivar condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida.

Foram montadas barracas onde cada profissional orientou os visitantes, distribuiu panfletos informando sobre cada serviço ofertado, dias, locais e horários de atendimento, e em casos de pessoas com alterações, foram feitos o encaminhamento para tratamento. Após atendidas, foi servido um café da manhã para pessoas.

Publicidade

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile