Jaicós

Após 2 anos, Jaicós vai celebrar tradicional Missa do Morro dos Três Irmãos; padre Miguel Feitosa convida população

Publicado

em

O município de Jaicós vai voltar a vivenciar um importante e histórico ato de fé: a Missa da Venerada Santa Cruz, no Morro dos Três Irmãos. A celebração não acontecia há dois anos, devido a pandemia de Coronavírus, e será retomada neste ano de 2022.

A missa é um momento marcante para a comunidade católica e toda a população de Jaicós, e costuma reunir centenas de fiéis da cidade, de municípios vizinhos e até de outros estados. O tradicional festejo já é celebrado há mais de 100 anos.

O morro onde acontece a missa, fica situado na zona rural do município, distante cerca de 18 km da sede. Os fiéis enfrentam uma subida íngreme e o sol forte, para chegar até o topo, onde fica a capela em que a celebração é realizada.

A Paróquia de Jaicós tem se preparado com alegria para o retorno da celebração. O Padre Miguel Feitosa, pároco local, fez um convite para que todos participem.

“Povo de Deus da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, de Jaicós, venho convidar vocês, e também pessoas da Diocese de Picos, das cidades vizinhas, os devotos da Venerada Santa Cruz, para a Missa do Morro dos Três Irmãos. Há dois anos não celebrávamos no morro devido a pandemia, então este ano temos motivos de sobra para celebrar a gratidão a Deus, por estarmos vivos, com saúde. Então, vamos agradecer a Deus fazendo esse sacrifício de subir ao morro, para a gente rezar a Santa Missa”.

A Missa da Santa Cruz, acontecerá na terça-feira, 3 de maio, às 07 horas da manhã. Além do pároco local, a missa será celebrada também pelos padres Francisco Pereira, o Pe. Chiquinho (Paróquia de Patos), e Fernando Amando, da Paróquia de Itainópolis.

Publicidade

Padre Miguel informou que no dia anterior, a segunda (02), também vai haver uma celebração com a participação das pastorais, grupos e movimentos da igreja, às 19 horas. “Vamos celebrar na parte de baixo, onde temos energia. E convidamos os romeiros que chegam a noite, para fazerem parte conosco dessa celebração”.

Devido à grande quantidade de participantes que a missa reúne, o padre pediu que os fiéis façam o uso de máscara. “Jaicós já liberou o uso de máscara, e em outras cidades, mas como esse evento reúne muitas pessoas, quero pedir a todos os devotos que tragam sua máscara, façam o uso do álcool em gel, para que a gente possa se prevenir desse mal que está um pouco afastado de nós, mas ainda não está totalmente acabado. Então, peço que vocês tragam a máscara e o álcool em gel”.

O pároco também alertou que não será permitido que as pessoas levem bebidas para o morro no momento da celebração. “Avisamos também aos participantes, que lá em cima, no Morro dos Três Irmãos, vamos aceitar somente água, nada de levar bebidas. Vamos ter inclusive o apoio da Guarda Municipal monitorando isso, então evite trazer para o horário da missa” destacou.

Após a missa, vai acontecer ainda um leilão, na barraca da paróquia.”Também queremos comunicar a vocês que a igreja vai ter barracas com comida, as camisetas do festejo do Morro dos Três Irmãos, e outros objetos religiosos. Na barraca, além de comidas, vamos ter também, após a missa, um leilão entre os amigos, então a gente pede também essa colaboração dos visitantes, paroquianos e todo povo de Deus”.

As camisas do festejo já estão à venda na paróquia, pelo valor de 25 reais. O padre Miguel informou que as pessoas que desejarem um tamanho específico, devem fazer o pedido da camisa até a quarta-feira (27).

Camisas do Festejo, à venda na paróquia

O pároco finalizou reforçando o convite para participação da população. “Mais uma vez eu reforço, quero convidar a todo povo de Deus, da microregião de Picos, da Diocese, das paróquias e estados vizinhos, para fazerem parte desse momento de oração e alegria aqui na nossa paróquia”.


Leia também: Prefeitura de Jaicós melhora acesso ao Morro dos Três Irmãos, em preparação para retorno da Missa da Santa Cruz

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile