DESTAQUES

Jaicós intensifica o combate ao tabagismo e realiza o I Seminário Municipal. Veja!

Publicado

em

Em alusão ao 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, a  Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu  na manhã desta quarta-feira, 08, o I  Seminário Municipal  de Controle do Tabagismo. O município é o primeiro a realizar o Seminário no interior do Estado, sobre o tabagismo. Além de Jaicós, apenas  Teresina já havia realizado.

O objetivo da ação é levar a conscientização sobre os perigos da nicotina, substância do cigarro que contém propriedades psicoativas, ou seja, que ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, modificações emocionais e comportamentais, e leva à dependência.

O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos – CCI e contou com participação de autoridades, profissionais de saúde e diversos seguimentos da sociedade civil, assim como usuários dependentes do tabaco. A abertura do evento foi feita  pela prefeita Waldelina Crisanto, que deu as boas vindas e desejou um Seminário proveitoso aos participantes.

Em seguida, o coordenador do programa de tabagismo em Jaicós, o enfermeiro Nero Francisco, falou sobre as ações que o município desenvolve no controle e combate do mesmo. “O programa está em alta no município devido as ações que estão sendo  desenvolvidas pelas equipes de saúde da família. O município conta hoje com mais de  10 grupos de fumantes em tratamento, onde todos são acompanhados pelas equipes de saúde”, disse.

Segundo informou o coordenador, o município tem mais 100 pessoas que  deixaram de fumar  com o tratamento e o acompanhamento feito pelas equipes de saúde, e que a cada  dez  pacientes, sei se curam da doença.

Publicidade

O secretário municipal de Obras,  Dr. Crisanto Neto, que é médico, falou dos males que o tabaco causa à saúde. “Quero inicialmente dizer da nossa satisfação em estarmos realizando este Seminário que trata sobre tabagismo, que é uma doença considerada grave, devido as complicações que causa, dentre doenças graves e muitas sem cura, como o câncer. Esse é Seminário muito importante, onde é  necessário que as pessoas tomem  consciência do quanto é prejudicial o uso do tabaco”, disse.

A secretária de Saúde, Luciane Silva, destacou a importância das pessoas participarem, se conscientizarem e serem multiplicadores dos assuntos discutidos durante o evento. “É muito triste a gente ver as consequências que o cigarro causa. Neste seminário nós vamos aprender, discutir, nos conscientizar e propagar, ser multiplicadores de conhecimentos, dentro de suas famílias e por onde andarem para que possamos combater o tabagismo”, falou Luciane.

Durante o Seminário foram realizadas três palestras ministradas pelo coordenador do programa e enfermeiro, Nero Francisco, que falou sobre o programa nacional de controle de tabagismo; a bióloga Niza Braga  abordou as principais doenças associadas ao tabagismo, destacando como uma das principais, o câncer de laringe; e o médico  Mário Luis, que explanou sobre o tabagismo.

O Programa de Controle e Combate ao Tabagismo foi introduzido no município em 2002. Na época, apenas uma equipe realizava abordagens por meio de palestras. Retomado no município, o Programa trata de fato o paciente com medicamentos e acompanhamentos por três meses.

O Programa de Saúde da Família – PSF, em parceria com Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, ajuda no controle e combate do tabagismo, realizando todo um acompanhamento com diversos profissionais, como os agentes de saúde, enfermeiros, educadora física, psicóloga, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e fisioterapeuta.

Publicidade

De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo. Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.

Participaram ainda do Seminário, o odontólogo Rubens Nunes, o ex-vereador João de Edmundo, o assessor técnico Átila Araújo, a fisioterapeuta e coordenadora do NASF, Lucyélize Crisanto,  o nutricionista Anderson Júnior, a psicóloga Suzana Marreiros, a  assistente social e articuladora do Selo Unicef, Aylane Luz, entre outros.

Veja fotos:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile