DESTAQUES

JAICÓS | População vai às ruas em defesa da vaquejada; veja fotos

Publicado

em

Vaqueiros e simpatizantes da vaquejada foram às urnas na manhã do último sábado (22) participar de uma manifestação em defesa dessa importante atividade desportiva e cultural do Piauí.

A manifestação teve início às 7h, no Parque dos Vaqueiros, onde anualmente é realizada vaquejada. Lá, foi servido um café da manhã de acolhida dos participantes. Em seguida, aconteceu a cavalgada, que percorreu algumas das principais ruas da cidade, seguida por carros e motos.

No percurso, foram realizadas duas paradas, sendo uma em frente à Câmara Municipal, onde os vaqueiros foram recebidos pelo vereador Divino Macedo (PSB), presidente da Casa.

Vereador Divino Macedo manifesta apoio à vaquejada

O parlamentar manifestou apoio à manifestação e informou que a Câmara Municipal aprovou em sessão realizada no dia anterior, dois Requerimentos solicitando que os deputados estaduais e federais do Piauí atuem pela regulamentação da vaquejada.

Outra parada aconteceu em frente a Prefeitura Municipal, onde os manifestantes foram recebidos pela prefeita Waldelina Crisanto e pelo secretário de Obras, Dr. Crisanto Neto. Ambos assinaram o abaixo assinado e também manifestaram apoio ao ato.

Publicidade

Prefeita Waldelina e o esposo Crisanto também defendem a vaquejada

Saindo da Prefeitura, a cavalgada seguiu pela Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves e pela Avenida Deputado Humberto Reis da Silveira, no trecho da BR 407, retornando ao Parque dos Vaqueiros. Ao longo da cavalgada, aumentou o número de pessoas que aderiram ao movimento.

A manifestação reuniu vaqueiros de Jaicós e de várias cidades da região. O vice-prefeito eleito em Jaicós, Branco Rodrigues, e o secretário de Obras do município de Campo Grande do Piauí, Edson Oscar, também participaram e se pronunciaram em defesa da vaquejada.

A manifestação denominada #JaicosApoiaVaquejada é contrária a uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que proíbe a realização de vaquejadas no Estado do Ceará. A decisão abriu caminho para que a prática seja banida em todo o país, se forem julgadas ações de amplitude nacional. Com isso, estima-se que cerca de 700 mil pessoas que trabalham direta e indiretamente com o esporte, sejam afetadas pela proibição do Supremo.

O senador Eunício Oliveira (PMDB – CE), apresentou no Senado Federal um Projeto de Lei do Senado que regulamenta em todo território nacional a vaquejada como prática esportiva.

Nesta terça-feira, 25, acontece um encontro de vaqueiros de todo o Brasil, realizarão um grande encontro no Congresso Nacional, em Brasília.

Veja imagens:

Publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile