DESTAQUES

JAICÓS | São João do Galo tem concurso de quadrilha, shows e grande público na abertura; veja fotos

Publicado

em

Teve início nesta sexta-feira, 22, e segue hoje, 23, o São João do Galo, grande evento cultural promovido na centenária cidade de Jaicós pela Fundação Educacional e Cultural São Francisco de Assis, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DA ABERTURA!

O evento é parte de um projeto denominado “Resgatando o São João do Galo” e está sendo realizado na Quadra de Poliesportiva Geraldo Matos Silveira, com recursos de uma emenda parlamentar destinada pela deputada estadual Belê Medeiros.

Logo no primeiro dia do evento, um grande público esteve presente para prestigiar o resgate do São João do Galo. Na programação, foi realizado o concurso com a participação de três quadrilhas juninas, que proporcionaram um verdadeiro espetáculo de coreografias, com cores, cultura e muita alegria. A campeã foi a quadrilha Verde e Amarelo, de Picos, que abordaram o tema “Escuridão dos homens,  noite clara chegará”, que levou o título e a premiação em dinheiro no valor de 1 mil reais.

Quadrilha Verde e Amarelo, campeã do concurso

Em segundo lugar, de acordo com o corpo de jurados, ficou a tradicional quadrilha junina Arrocha o Nó, de Jaicós, que este ano completou 20 anos e abordou as duas décadas de história nos arraiás em sua apresentação. A vice-campeã recebeu o troféu e uma premiação no valor de R$ 700.

Publicidade

Quadrilha Arrocha o Nó, vice-campeã

Também foram premiados o melhor casal de noivos, da Verde e Amarelo; o melhor rei e rainha, da Arrocha o Nó; o melhor Lampião e Maria Bonita, da Verde e Amarelo; e melhor animador, da Arrocha o Nó.

Outro atrativo do primeiro dia do evento foram os shows artísticos. Três atrações se apresentaram no palco cultural – Orlando dos Teclados, Robson Farra e a banda Forró do Movimento.

Robson Farra, uma das atrações do evento

A presidente da Fundação São Francisco de Assis, organizadora do evento, a professora Rosângela Silveira, enfatizou a importância da realização do evento.  “Não podemos abandonar a cultura do nosso povo. Se não preservarmos os nossos valores culturais, vamos perder a nossa identidade. Daí a necessidade fundamental de se realizar esse evento, em resgate e valorização à cultura, às nossas tradições e costumes”, disse.

Rosângela Silveira, presidente da Fundação organizadora do evento

Rosângela relembrou a história do evento, que aconteceu pela primeira vez no ano de 1993, na época, organizado pelo Banco do Brasil. Em 2005, o evento passou a ser realizado pela Prefeitura Municipal, e desde então, foi realizado alguns anos e outros não. A última edição aconteceu em 2014. “Foi sentindo a necessidade desse resgate que nós fizemos esse projeto e fomos prontamente atendidos”, disse. Para ela, a grande participação do público logo no primeiro dia comprova que a população estava pedindo a volta do São João do Galo.

A presidente da Fundação fez vários agradecimentos, inclusive, à deputada Belê Medeiros pela destinação dos recursos para a realização do evento. “Belê, como pedagoga, sabe e tem consciência que só através da educação e cultura teremos crianças, jovens com um futuro brilhante. Muito obrigado pelo apoio”, pontuou.

Publicidade

Veja mais fotos:

Grande público prestigia o São João do Galo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile