Jaicós

Mutirão contra a dengue reúne centenas de pessoas e o exército em Jaicós; veja imagens

Publicado

em

Mais de 300 pessoas, dentre gestores e servidores de diversos órgãos da administração pública municipal, voluntários e militares do Exército Brasileiro participaram, na manhã desta terça-feira, 23, de uma grande mobilização denominada ‘Mutirão da União’. A ação faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde, no município, de consonância com o ‘Plano Nacional de Enfrentamento’ ao mosquito aedes.

O mutirão teve início com uma concentração em frente a Policlínica Municipal, onde a prefeita Waldelina Crisanto agradeceu pela participação de todos. “Agradeço a todos por terem atendido ao nosso chamado. Essa causa é de todos nós, de cada cidadão. Vamos levar essa mensagem, vamos trabalhar para manter a cidade livre do mosquito, pois só assim vamos ter a população livre das doenças”.

Prefeita Waldelina Crisanto participou ativamente do mutirão

O secretário municipal de Obras, Dr. Crisanto Neto, que é médico, reforçou a importância da colaboração da população na campanha. “Nós, como poder público, estamos realizando diversas ações de combate a esse mosquito que tem provocado um grandes problemas pelo país. Mas é importante que cada cidadão também faça sua parte. Devemos ter a consciência de que o problema é sério e merece toda a nossa atenção”, alertou.

Dr. Crisanto, secretário municipal de Obras

O médico citou, dentre outros males que podem ser causados pelo mosquito, a microcefalia, uma malformação que atinge as crianças, fazendo com que o cérebro não se desenvolva de maneira adequada. “Por causa da irresponsabilidade de alguém que tem em sua casa um criadouro, uma criança poderá ficar incapacitada para toda a vida. Então, é importantes nos mobilizar e combater esse mosquito”, disse.

Os mais de 300 participantes receberam equipamentos de proteção individual, além de camisetas de identificação. Eles foram divididos em sete equipes, com cerca de 40 pessoas, cada, que foram direcionados a todos os bairros da cidade. O 3º Batalhão do Exército disponibilizou 30 militares, que reforçaram a ação.

Publicidade

As equipes percorreram ruas, avenidas, terrenos baldios, residências, estabelecimentos comerciais, realizando ações efetivas de prevenção, vistoriando e recolhendo o lixo e outros matérias passíveis de criadouro das larvas do mosquito. Além disso, conscientizaram e orientaram a população sobre as medidas de prevenção dos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Além de pessoas, a Prefeitura Municipal utilizou ônibus para deslocar as equipe para cada área da cidade e caminhões para recolher todo o material coletado por cada equipe.

A secretária de Saúde, Luciane Silva, falou sobre as ações da Campanha Municipal de combate ao mosquito. “Nós iniciamos a Campanha no início deste mês, quando reunimos os agentes comunitários de saúde e de combate as endemias para iniciar o trabalho de visitas domiciliares, com a eliminação de focos e a orientação da população. No entanto, entendemos que apenas o trabalho domiciliar não era suficiente, tendo em vista, a existência de muitos terrenos baldios. Daí a necessidade de se fazer uma ação mais abrangente, que é exatamente o mutirão. Então mobilizamos as Secretarias, Prefeitura, o Conselho Tutelar, o Exército em prol desta causa”, explicou.

Luciane, secretária de Saúde

Para a secretária, o mutirão foi um sucesso. “Coletamos um quantidade muito grande de lixo e esperamos que a sociedade tenha se sensibilizado, afinal de contas, o combate ao mosquito depende muito da participação das pessoas”, disse. Luciane afirmou que os trabalhos não param com a realização do mutirão. “Vamos realizar mutirões também na zona rural, logo que iniciadas as aulas, vamos fazer o trabalho educativo com palestras nas escolas”, disse.

Niza Braga, coordenadora da Vigilância Sanitária

Para a coordenadora da Vigilância Sanitária, Aldeniza Braga, o objetivo do mutirão foi alcançado. “Nosso objetivo era coletar de lixo e outros materiais que acumulam água e, consequentemente, se tornam criadouros do mosquito aedes aegypti, como também, conversar com a população sobre o papel de cada um, como colaborar. E isso foi feito”, disse, enfatizando a grande participação das pessoas, que segundo ela, se mostraram comprometidas com a causa”. Niza salientou que o mutirão conseguiu abranger toda a zona urbana.

Publicidade

Veja fotos do mutirão:

           

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile