Jaicós

Tem início a 297ª Festa de Nossa Senhora das Mercês em Jaicós 

Publicado

em

Foi realizada nesta terça-feira, 15 de setembro, em Jaicós, a abertura dos festejos de Nossa Senhora das Mercês, tradicional evento religioso do município, que este ano celebra os 297 anos de devoção à padroeira.

Este ano, a festa de Nossa Senhora das Mercês, que atrai, anualmente, uma multidão de pessoas, acontece de forma diferente e com restrições devido à pandemia do novo coronavírus. A 297ª edição do evento católico conta com a presença física de alguns fiéis e está sendo transmitido pelas redes sociais da Paróquia.

Com o tema “Maria, a mãe que nos conduz a Jesus”, o festejo teve início  com a tradicional alvorada festiva,  mas somente com o toque do sino, o hino de Nossa Padroeira e hasteamento da bandeira da santa padroeira, da centenária cidade de Jaicós.

Á noite, aconteceu a primeira novena  missa, que é campal, e que foi  presidida pelo padre Vanderlan Felix, vigário da Paróquia Santo Antônio de Padre Marcos, e concelebrada pelo padre Miguel Feitosa, pároco local. Na ocasião, houve a entrada das imagens peregrinas, que durante um mês, visitaram os lares de diversas famílias do município.

Em sua homilia, padre Vanderlan, disse que vem ao município como uma forma de agradecer, pois  que se conhece uma árvore pelos frutos, e onde o Senhor vai passando vai deixando frutos de bondade.

Publicidade

“Querido povo de Jaicós,  inicia-se aqui uma festa que envolve a todos, são 297 anos que nesta terra sagrada se  eleva um hino de louvor a Deus na pessoa de Maria Santíssima, com título de Nossa Senhora das Mercês,  quantos já estiveram nessa igreja,  e hoje, pisam a casa de Deus, quantas vozes já cantaram os louvores maternais de Maria, e hoje, cantam a gloria de Deus. Temos consciência que não somos um marco zero desta festa, outras pessoas vieram antes de nós, mas temos consciência também que está tradição bonita não vai morrer em nós, e por isso temos a responsabilidades de repassar para as futuras gerações outros 297 e tantos anos para frente, porque Deus é bom e fez maravilhas na vida de sua serva Maria Santíssima”, disse.

Ele frisou que todos os cristãos de Jaicós sentem emoção de 15 a 24 de setembro, onde o céu fica aberto derramando graças a quem vem participar. “Maria nestes dias derrama graças  especiais a quem recorre ao seu nome. Festa de forte correspondência, onde as pessoas que passam  aqui sentem algo de especial e profundo e a espiritualidade aflora.  Cresci vendo esta festa, onde vinha com a minha família de Itainópolis, e se não fosse uma coisa de Deus, com certeza já tinha se diluído no tempo e na história, então se chegou até nós, é porque é coisa de Deus e tem uma forte aceitação do coração dele, pois somente o que é de Deus permanece”, afirmou.

Diariamente, até o dia 23 de setembro, serão realizados o Ofício da Imaculada Conceição, às 12h, a Recitação da Terço, às 18h30 e a Novena e Missa, às 19h.  No dia 24 de setembro, será celebrada a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora das Mercês às 8h, mas devido a pandemia não vai acontecer a tradicional procissão.

Em entrevista, concedida ao portal Cidades na Net, Padre Miguel, que conduz os festejos da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, pela primeira vez, disse que é uma experiência única.  “É uma experiência nova tanto para mim, por celebrar os 297 anos de devoção deste povo católico á Nossa Senhora, como também para o povo de Jaicós, que durante esses anos todos celebram.  Uma experiência única, que vai ficar na história, porque é um momento  diferente, onde para celebrar tivemos que nos organizar de forma oposta a tradição e a cultura do povo, mas  dizer que o centro  continua sendo o mesmo, a nossa fé em Jesus Cristo”, explicou.

“As nossas expectativas são tantas, mesmo tendo que podar algumas tradições da festa, pois o nosso foco de evangelizar continua sendo o mesmo,  até porque tivemos uma experiência da peregrinação diferenciada, mas que atingimos nossos objetivos, onde Nossa Senhora visitou as famílias, e nós tivemos a oportunidade de celebrar mesmo com este distanciamento, seguindo as orientações da saúde. E foi uma acolhida muito grande das famílias, embora com menos pessoas, mas aqueles que participaram eram um povo fervoroso, ardente na fé.  Nosso festejo tem como objetivo evangelizar, levar as pessoas a palavra de Deus, a mensagem do salvador, enfim animar na fé, e  não nos faltará a  oportunidade de fazermos isso  nesse festejo”, afirmou.

Publicidade

Padre Miguel finalizou convidando os fiéis a participarem e tomando todos os cuidados. “Como estamos vendo nosso festejo está sendo celebrado campal, onde temos essa praça linda e grande, a qual dá para todos participarem, observando aquilo que a igreja está proporcionado, então é isso que  quero,  convidar as pessoas a participarem, mas  observando todos esses cuidados”, concluiu.

Matéria relacionada:

JAICÓS | 297ª Festa de Nossa Senhora das Mercês terá missas campais e participação por ordem de chegada; veja programação!

 

Veja fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile